Ainda vivendo em um cenário de guerra, o governo da Ucrânia anunciou a criação de um avatar alimentado por inteligência artificial que servirá como um porta-voz de Kiev. O objetivo é usar a tecnologia para para fazer anúncios, especialmente sobre a guerra contra a Rússia, em nome do Ministério das Relações Exteriores ucraniano.

Leia mais

publicidade

Porta-voz criada por IA recebeu o nome de Victoria Shi

A tecnologia recebeu o nome de Victoria Shi, unindo o termo ‘vitória’ com a abreviação ucraniana para IA. O visual do avatar é similar ao de Rosalie Nombre, influenciadora e cantora ucraniana, que emprestou o seu rosto e a sua voz para o governo de Volodymyr Zelensky.

Em um vídeo publicado pelo governo da Ucrânia, Victoria Shi falou sobre suas funções. Entre elas está informar jornalistas sobre o trabalho dos cônsules na proteção dos direitos e interesses de cidadãos ucranianos no exterior. Além disso, a tecnologia vai comentar sobre incidentes ou situações de emergência, entre outras notícias.

publicidade

Veja abaixo a nova porta-voz ucraniana em ação:

Tecnologia vai liberar diplomatas ucranianos para outras ações

  • Para tornar a nova tecnologia mais confiável, haverá um QR code no canto dos anúncios que direcionará o público para o texto do pronunciamento oficial do governo ucraniano.
  • O objetivo da criação da porta-voz de IA, segundo Kiev, é agilizar o processo de veiculação das informações em tempos de guerra.
  • Segundo o ministro das relações exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, o avatar vai permitir que os diplomatas foquem em outras tarefas e sejam, dessa forma, mais eficientes em ações de auxílio aos cidadãos ucranianos.
  • A Ucrânia já está utilizando a IA em drones para bombardear locais estratégicos na guerra, como refinarias de petróleo na Rússia.
  • As informações são da Época.