A guerra entre Rússia e Ucrânia já completou mais de dois anos e parece estar longe de acabar. Desde o início do conflito, um dos pontos de maior tensão envolve a usina nuclear de Zaporizhzhya, a maior da Europa. Segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), há chances reais de haver um acidente nuclear.

Leia mais

publicidade
Bandeiras da Ucrânia e Rússia colocadas em um mapa do continente europeu
Usina nuclear de Zaporizhzhya é alvo de disputa na guerra entre Ucrânia e Rússia (Imagem: evan_huang/Shutterstock)

Riscos de acidente nuclear na Ucrânia

A usina nucelar de Zaporizhzhya fica no sul da Ucrânia e é ocupada pelas forças russas desde março de 2022. O local já foi alvo de disparos de armas de fogo e, no início de abril, sofreu uma série de ataques com drones. Russos e ucranianos trocam acusações sobre a autoria dos ataques.

Nesta segunda-feira (15), o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou que há chances reais – e cada vez maiores – de haver um acidente nuclear na Ucrânia. Rafael Grossi disse que a segurança nuclear do local já está comprometida. As declarações foram dadas durante reunião do Conselho de Segurança da ONU.

publicidade

Estamos nos aproximando perigosamente de um acidente nuclear na usina ucraniana de Zaporizhzhia. Esses ataques temerários devem cessar imediatamente. Embora, felizmente, não tenham causado um incidente radiológico desta vez, aumentaram enormemente o risco na central de Zaporizhzhia, onde a segurança nuclear já está comprometida.

Rafael Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)

Embora os seis reatores da central estejam agora em desligamento a frio, ele afirmou que os perigos potenciais de um acidente nuclear grave continuam sendo muito reais. As informações são do G1.

Placa de aviso de radiação
Em caso de desastre nuclear, radiação pode chegar até a Alemanha (Imagem: Milan Sommer/Shutterstock)

Desastre pode ser maior do que o de Chernobyl

  • A usina nuclear de Zaporizhzhia é uma das 10 maiores do mundo.
  • Segundo especialistas, um acidente nuclear no local poderia ser mais devastador do que o desastre de Chernobyl, em 1986.
  • Simulações indicam que a nuvem de radiação poderia chegar até a Alemanha, causando um número incalculável de mortes.