O Festival de Cannes, sediado anualmente na cidade francesa de Cannes, é um dos eventos mais significativos no mundo do cinema

Durante o festival, uma ampla variedade de filmes é exibida em diversas categorias, tais como competição oficial, sessões especiais e mostras paralelas. Os filmes são criteriosamente selecionados por um comitê organizador e competem por prêmios.

publicidade

Leia mais:

O principal prêmio do festival é a cobiçada Palma de Ouro, concedida ao melhor filme entre os concorrentes. Este reconhecimento não apenas aumenta a reputação do filme, mas também atrai a atenção de distribuidores e do público global. 

publicidade

Diante disso, decidimos listar 10 filmes vencedores da Palma de Ouro que estão disponíveis nos principais serviços de streaming no Brasil.

Anatomia de uma Queda (2023)

Anatomie d’une chute (2023) / Crédito: Le Pacte (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video e NOW.

O drama jurídico “Anatomia de uma Queda” estreou no 76º Festival de Cannes, em 2023, e ganhou a Palma de Ouro. O filme francês conta com direção de Justine Triet e com atuação da atriz alemã Sandra Hüller. 

publicidade

A trama segue uma escritora alemã que é suspeita do homicídio de seu marido (Samuel Theis), que caiu da janela de sua casa. Ela tenta provar sua inocência no tribunal.

Parasita (2019)

Gisaengchung (2019) / Crédito: CJ Entertainment (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Max e Telecine.

O aclamado “Parasita” foi o primeiro filme coreano a ganhar a Palma de Ouro. Ele estreou no 72º Festival de Cannes em 2019. Além disso, o longa ganhou o Oscar de Melhor Filme na 92ª edição do Oscar, tornando-se o primeiro filme de língua não inglesa a realizar esse feito. 

publicidade

Dirigido por Bong Joon-ho, “Parasita” acompanha os membros de uma família pobre que vão invadindo, pouco a pouco, a realidade de uma família rica.

Elefante (2003)

Elephant (2003) / Crédito: Fine Line Features, HBO Films (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Max.

Dirigido por Gus Van Sant, “Elefante” estreou no 56º Festival de Cannes em 2003 e ganhou a Palma de Ouro.

Com uma abordagem formal experimental, o filme retrata diversos pontos de vista do cotidiano de estudantes adolescentes em uma escola que será invadida por alunos armados. A trama é inspirada no massacre de Columbine ocorrido em 1999.

O Pianista (2002)

The Pianist (2002) / Crédito: Netflix (divulgação)
  • Disponível para assinantes da Netflix e Telecine.

Com direção do Roman Polanski e Adrien Brody no papel principal, “O Pianista” se baseia nas memórias do pianista polonês Władysław Szpilman. Brody interpreta Szpilman, que sobreviveu ao Holocausto em Varsóvia durante a Segunda Guerra Mundial. 

O filme retrata sua árdua jornada, enquanto ele se esconde e luta para sobreviver em meio ao horror da ocupação nazista. 

“O Pianista” estreou no 55º Festival de Cannes em 2002 e recebeu aclamação da crítica. Acabou conquistando a Palma de Ouro.

Gosto de Cereja (1997)

Ta’m e guilass (1997) / Crédito: Kanoon, CiBy 2000 (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Telecine.

O filme iraniano “Gosto de Cereja” é um dos trabalhos mais aclamados do renomado cineasta Abbas Kiarostami.

A trama segue um homem (Homayoun Ershadi) que dirige por Teerã em busca de alguém para realizar um trabalho inusitado. Ele procura por uma pessoa disposta a enterrá-lo depois que ele cometer suicídio.

O longa estreou no 50º Festival de Cannes em 1997. “Gosto de Cereja” dividiu a Palma de Ouro com outro filme: o japonês “A Enguia”, de Shohei Imamura.

Pulp Fiction (1994)

Pulp Fiction (1994) / Crédito: Miramax Films (divulgação)
  • Disponível para assinantes da Netflix e Telecine.

Um dos filmes mais influentes dos anos 90, “Pulp Fiction” foi o vencedor da Palma de Ouro no 47º Festival de Cannes, em 1994. Além disso, o aclamado filme também ganhou um Oscar de Melhor Roteiro Original. 

Escrito e dirigido por Quentin Tarantino, “Pulp Fiction” segue vários personagens e histórias entrelaçadas de crime e violência. O enredo ocorre de forma não linear. 

John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Tim Roth, Ving Rhames e Uma Thurman estrelam a produção.

Paris, Texas (1984)

Paris, Texas (1984) / Crédito: Argos Films, Tobis Film (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Telecine.

O road movie “Paris, Texas” recebeu muitos elogios da crítica especializada em seu lançamento. Multipremiado, o longa ganhou a Palma de Ouro no 37º Festival de Cannes, em 1984.

Dirigido por Wim Wenders, a trama acompanha um homem (Harry Dean Stanton) que reaparece após ter desaparecido por anos. O filme acompanha a reconexão do homem com seu filho de 7 anos (Hunter Carson) em uma viagem em busca de sua ex-mulher (Nastassja Kinski).

Kagemusha, a Sombra do Samurai (1980)

Kagemusha (1980) / Crédito: Toho, 20th Century Fox (divulgação)
  • Disponível gratuitamente no NetMovies.
  • Disponível para assinantes do Star+ e Looke.

Dirigido pelo renomado Akira Kurosawa, “Kagemusha, a Sombra do Samurai” é um filme épico de jidaigeki. 

O elogiado filme japonês ganhou a Palma de Ouro empatado com o musical americano “All That Jazz – O Show Deve Continuar”, de Bob Fosse. Isso ocorreu no 33º Festival de Cannes, em 1980. 

Na trama, um ladrão comum é usado como sósia do moribundo senhor da guerra Shingen Takeda. A intenção é enganar os inimigos e manter a coesão do clã.

Taxi Driver (1976)

Taxi Driver (1976) / Crédito: Columbia Pictures (divulgação)
  • Disponível gratuitamente no NetMovies.
  • Disponível para assinantes do Max, Oldflix,  Looke e Looke Amazon Channel.

Um dos filmes mais bem-sucedidos de público e crítica na carreira de Martin Scorsese é “Taxi Driver”. Isso é bem simbolizado pela Palma de Ouro que o longa recebeu no 29º Festival de Cannes, em 1976. 

Robert De Niro estrela o filme. Ele interpreta Travis Bickle, um perturbado taxista em Nova York que mergulha em uma espiral de alienação. Jodie Foster, Cybill Shepherd, Harvey Keitel, Peter Boyle, Leonard Harris e Albert Brooks compõem o elenco.

A Doce Vida (1960)

La dolce vita (1960) / Crédito: Cineriz (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Telecine.

Escrito e dirigido por Federico Fellini, “A Doce Vida” é considerado um dos mais importantes filmes do cinema italiano. No 13º Festival de Cannes, em 1960, o longa ganhou a Palma de Ouro. 

Marcello Mastroianni estrela o filme como um jornalista de tabloide e aspirante a escritor que navega pela alta sociedade de Roma. Ele está em uma busca incessante por prazer em meio ao vazio da vida moderna.