As animações já são parte importante da indústria cultural, com prestígio e relevância, e na indústria cinematográfica não é diferente. Antes menosprezada e rebaixada como uma arte menor, ao decorrer das décadas as animações conquistaram o público, crítica e atualmente têm seu valor artístico reconhecido, inclusive no prêmio de cinema mais conhecido do mundo, o Oscar.

Durante muito tempo, o Oscar resistiu a premiar regularmente filmes de animação devido à escassez de produções. Em vez disso, ocasionalmente, concedia prêmios especiais, principalmente para a Walt Disney Pictures. Antes da criação da categoria, apenas um filme de animação foi indicado para Melhor Filme: “A Bela e a Fera” (1991), da Disney.

A animação da Disney recebeu o Oscar Honorário em 1939 / Crédito: Branca de Neve e os Sete Anões (1937) – Disney (reprodução)

Neste artigo, exploraremos as 10 melhores animações que venceram a categoria de Melhor Filme de Animação no Oscar, de acordo com a crítica especializada. Para isso, levamos em consideração listas de melhores filmes de todos os tempos e os principais agregadores de notas, como o Rotten Tomatoes, IMDb e Letterboxd.

O Menino e a Garça (2024)

Imagem: Studio Ghibli/Divulgação

A segunda animação japonesa a receber o prêmio, este é um filme do extremamente aclamado diretor Miyazaki Hayao e do seu estúdio igualmente reconhecido, o Ghibli. O longa é o retorno de Miyazaki após a sua anunciada aposentadoria, em 2013.

publicidade

Após a morte de sua mãe, o jovem Mahito tenta se adaptar à nova rotina em uma cidade desconhecida. No entanto, uma garça falante revela a ele que sua mãe ainda está viva, levando-o a embarcar em uma jornada emocionante para encontrá-la.

Leia mais:

Wall-E (2008)

Wall-e
Imagem: Pixar Animation Studios / Divulgação
  • Disponível para assinantes do Disney+

O primeiro de muitos filmes do estúdio Pixar a aparecer na lista, Wall-E é uma bem-sucedida animação com direção de Andrew Stanton. O filme conta com aprovação de 95% no Rotten Tomatoes e aparece na lista de melhores filmes da publicação Sight and Sound de 2012 (a publicação reúne críticos de cinema do mundo todo e é atualizada a cada 10 anos), além de ocupar a posição 29 na lista dos 100 melhores filmes do século XXI da BBC.

O filme narra a história do solitário robô Wall-E, que em um futuro distópico, tem a função de limpar a sujeira do planeta Terra, que já há muito tempo foi abandonada. Porém, em um determinado momento, ele conhece uma robô moderna, por quem ele se apaixona

Os Incríveis (2004)

Os incríveis
Imagem: Pixar Animation Studios / Divulgação
  • Disponível para assinantes do Disney+

Filme do estúdio Pixar, a aventura da família de super-heróis conta com direção de Brad Bird. A animação tem presença frequente nos melhores filmes de animação da história, de publicações como The Guardian, Entertainment Weekly, IGN, entre outras.

Após anos vivendo uma rotina pacata e com sua família, o herói Sr. Incrível ainda sente saudades dos tempos de heroísmo e ação. Entretanto, tudo muda quando ele recebe uma missão secreta para voltar à ativa. Porém, esse novo perigo vai exigir a colaboração de sua esposa e filhos.

Ratatouille (2007)

Ratatouille (2007) / Crédito: Disney+ (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+

Outra animação dirigida por Brad Bird na Pixar. A cativante história do ratinho cozinheiro foi um sucesso de crítica e público, e aparece na posição 93 da lista dos 100 melhores filmes do século XXI, realizada com críticos internacionais pela BBC, divulgada em 2016.

A história se passa em Paris e acompanha Remy, um rato com paladar sofisticado e o sonho de se tornar um grande chef de cozinha. No entanto, a situação muda quando ele encontra um jovem zelador recém-contratado em um bom restaurante.

Up – Altas Aventuras (2009)

Up (2009) / Crédito: Disney (reprodução)
  • Disponível para assinantes do Disney+

Mais um grande sucesso do estúdio Pixar. Com direção de Pete Docter, Up – Altas Aventuras possui 98% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, um número muito expressivo. Também marca presença em outras listas de melhores filmes, como a da Empire, de 2011.

A trama de aventura acompanha Carl Fredricksen, um senhor idoso que, após a morte de sua esposa, vive recluso em sua casa. Após uma confusão, as autoridades tentam forçar que ele seja internado. Para evitar perder sua casa, Carl prende milhares de balões nela e a leva em uma jornada até a América do Sul, o sonho que ele e sua falecida esposa compartilhavam.

Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)

Spider-Man: Into the Spider-Verse (2018) / Crédito: Columbia Pictures
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video e do Claro Now

A inovadora animação do famoso personagem dos quadrinhos possui um visual extremamente marcante e já influenciou outras produções, como o filme As Tartarugas Ninja: Caos Mutante, de 2023. Seu sucesso foi imenso, sendo considerado um dos melhores filmes do personagem e dando início a mais uma série de filmes da já bem-sucedida franquia do cabeça de teia.

Aqui acompanhamos Miles Morales, um jovem negro e latino que também é Homem-Aranha. Um dia, ele encontra Peter Parker, que compartilha dos mesmos poderes em outra dimensão, e dessa forma se depara com um multiverso cheio de aventuras e perigos

Procurando Nemo (2003)

Procurando Nemo
Imagem: Pixar Animation Studios / Divulgação
  • Disponível para assinantes do Disney+

Outra extremamente aclamada animação da Pixar. Procurando Nemo conta com a direção de Andrew Stanton. Em 2008, o American Film Institute a nomeou como o 10º melhor filme de animação americano e também marca presença na lista da BBC dos melhores filmes do século XXI, ocupando o 96º lugar.

No filme, acompanhamos o peixe-palhaço Nemo, que ao se separar de seu pai acaba sendo capturado por um mergulhador e levado para a terra firme. A partir disso, seu pai parte em uma divertida e emocionante jornada para encontrar seu filho.

Divertida Mente (2015)

Divertida Mente
Imagem: © 2015 – Disney/Pixar
  • Disponível para assinantes do Disney+

Uma exploração imaginativa das emoções humanas, Divertida Mente, de Pete Docter, conquistou os críticos com sua originalidade. Na lista da BBC dos melhores filmes do século XXI, ele conquistou o 41º lugar. Foi reconhecido como a melhor animação de todos os tempos pelo jornal de filosofia “Film and Philosophy”.

No filme, acompanhamos a mente e as emoções de uma menina de 11 anos que precisa se acostumar com uma nova rotina após mudar de cidade. No entanto, tudo se intensifica após uma confusão entre as emoções, tudo na sala de controle do seu cérebro.

Toy Story 3 (2010) 

poster de toy story 3, um dos melhores filmes da pixar
Imagem: Pixar/Divulgação
  • Disponível para assinantes do Disney+

A terceira parcela da amada franquia Toy Story, dirigida por Lee Unkrich, emocionou críticos e espectadores com sua narrativa emocionante sobre amizade e despedida. O filme conta com impressionantes 98% de aprovação no Rotten Tomatoes e conquistou o quarto lugar entre os melhores filmes de 2010 na aclamada revista francesa de cinema Cahiers du Cinéma.

O jovem Andy cresceu e agora se prepara para ir para a universidade. Dessa forma, todos os seus brinquedos ficam preocupados com medo de serem esquecidos pelo seu dono. Por uma confusão, eles acabam indo parar em uma creche. Então Woody e seus amigos buscam um meio de fugir de lá e voltar para a casa de Andy.

A Viagem de Chihiro (2001)

Studio Ghibli (Reprodução)
  • Disponível para assinantes do Netflix

O primeiro filme estrangeiro a vencer o Oscar de Melhor Animação, A Viagem de Chihiro é uma animação japonesa conta com direção do mestre Miyazaki Hayao. O filme é uma animação tradicional em 2D ambientada em um mundo de fantasia e mistério, com altas doses de experimentação.

O filme marca presença em diversas listas de melhores filmes de todos os tempos, como nas já citadas listas da Sight and Sound, ocupando o 77º lugar, e da BBC, com o impressionante 4º lugar. Também conta com 96% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Studio Ghibli (Reprodução)

Na trama, acompanhamos a jovem Chihiro. Ela e sua família estão de mudança para uma nova cidade, porém, no caminho, devido a uma confusão, seus pais se transformam em porcos. Agora Chihiro precisa salvá-los e para isso vai adentrar em um mundo mágico repleto de perigos.