Cada novo anúncio de smartphones da Apple é cercado de rumores sobre as possíveis mudanças que o novo modelo trará com relação aos anteriores. E os meses que antecedem o anúncio do iPhone 7 não poderiam ser diferentes.

A empresa revelou nesta terça-feira, 26, que a venda de iPhones estagnou pela primeira vez em anos. Analistas preveem que 2016 seja o ano em que finalmente a Apple veja o número de smartphones vendidos caírem. No entanto, a empresa obviamente não vai desistir no primeiro momento negativo em anos, e certamente veremos novas versões do aparelho neste ano, com mudanças provavelmente drásticas, para alavancar as vendas. É o que dá a entender os primeiros rumores dos novos iPhones.

publicidade

Reunimos abaixo alguns dos principais rumores sobre os próximos modelos de smartphone que a Apple divulgará. Confira:

Reprodução

publicidade

1 – Um iPhone de 4 polegadas

Já existem bastantes indícios de que, além de falar sobre o iPhone 7 em sua próxima WWDC, a Apple também mostrará um smartphone menor, com tela de 4 polegadas. O dispositivo estaria para os iPhones 6 assim como o iPhone 5c está para os iPhones 5, e não viria equipado com a tecnologia 3D touch, que é a funcionalidade mais marcante dos iPhones 6S e 6S Plus. Segundo analistas, ele deve ter um processador A8, 1GB de RAM, câmera traseira de 8MP e câmera frontal de 1,2MP. Até mesmo um vídeo mostrando o suposto iPhone de 4 polegadas está por aí.

publicidade

2 – Duas câmeras traseiras

publicidade

O que é melhor que uma câmera de iPhone? Duas câmeras de iPhone. Essa parece ser uma das estratégias da empresa para seu novo dispositivo, de acordo com uma patente registrada em 7 de janeiro de 2016. As duas câmeras provavelmente teriam lentes diferentes: uma delas seria uma grande-angular, para imagens de perto, e outra com distância focal mais profunda, para fotografar motivos distantes do aparelho.

Reprodução

3 – Fim dos conectores de 3,5mm (p2)

Cada iPhone tenta ser mais fino que o anterior e, ao que parece, o próximo passo da Apple rumo a um aparelho finíssimo será eliminar os conectores p2 que geralmente são usados para fones de ouvidos. Alguns rumores dão conta de que a empresa incluiria um fone de ouvido bluetooth junto com os iPhones 7, justamente por isso. Outra possibilidade também seria ouvir música por meio da conexão Thunderbolt dos dispositivos, que ofereceria qualidade de som ainda maior.

4 – Feito de um material diferente e à prova d’água

É possível também que os próximos iPhones sejam os primeiros a deixar de lado o alumínio desde o iPhone 5C (que saiu em 2013). Ainda não está definido, no entanto, que material ele será: pode ser o plástico usado em modelos anteriores (o que parece pouco provável) ou ainda o chamado “liquid metal”, uma liga de zircônio, titânio e níquel que oferece mais resistência e leveza. Qualquer que seja o novo material, porém, é provável que ele faça o smartphone ser à prova d’água – algo que os iPhones 6S e 6S Plus praticamente já eram.

Reprodução

5 – Adeus à versão de 16GB

Outra aposta segura é que os novos iPhones não estarão disponíveis em versão de 16GB de memória interna – o que faz sentido, já que, para as necessidades de um usuário médio hoje em dia, esse espaço (parte da qual é engolida pelo sistema operacional) é claramente insuficiente. O mais provável é que os iPhones 7 sejam vendidos em “tamanhos” a partir de 32GB, embora seja possível também que a Apple abandone de vez esse primeiro escalão e ofereça versões apenas de 64Gb e 128GB.

6 – Olá à versão de 256GB

A mesma preocupação dos usuários com espaço de armazenamento – que só é expansível, nos iPhones, por meio da contratação de espaço no iCloud – poderia levar a empresa a oferecer também uma versão do seu novo smartphone com 256GB de armazenamento. Caso isso aconteça, o mais provável é que os dispositivos saiam em versões de 64GB, 128GB e 256GB, permitindo aos usuários salvar ainda mais fotos, vídeos e arquivos em seus dispositivos.

Reprodução

7 – Tela 4K

O Sony Xperia Z5 Ultra foi o primeiro smartphone do mercado a ser lançado com tela 4K – mas, em breve, ele pode não ser o único. Alguns boatos sugerem que a Apple voltaria a uma forma de fabricação de telas que permitiria incluir displays com resolução 4K nos novos iPhones. Essa mesma tecnologia poderia permitir que a Apple fizesse um dispositivo com bordas ainda menores, ou mesmo com uma tela curva semelhante à do Galaxy S6 Edge.

8 – Bateria maior

Além de diminuir a espessura do seus smartphones, outra preocupação da Apple é aumentar a vida útil das baterias deles. A bateria continua sendo um ponto crucial para qualquer novo aparelho e um desafio constante para as fabricantes. Para encará-lo, é possível que a empresa de Tim Cook equipe seu novo iPhone com uma bateria de 3100 mAh. Isso é ainda mais provável considerando-se que a bateria do iPhone 6S (de 1715 mAh) era ainda menor que a do iPhone 6, seu antecessor (que era de 1810 mAh). É verdade que a capacidade da bateria não indica, por si só, sua vida útil. No entanto, é provável que a empresa reforce sua nova aposta com uma bateria bem maior.