A sonda Insight da Nasa, equipada com um sismômetro, conseguiu registrar a primeira provável ocorrência de um “terremoto” em Marte no mês de abril. Agora, nesta terça-feira (2), a Nasa compartilhou mais alguns sons captados com o sismômetro incrivelmente sensível “SEIS” (Experimento Sísmico para Estrutura Interior).

Os sons são de dois terremotos diferentes, um que ocorreu em 22 de maio e outro que ocorreu em 25 de julho. Eles têm magnitude 3,7 e 3,3, respectivamente. Segundo a Nasa, o áudio foi acelerado e processado para se tornar audível pelos fones de ouvido.

No início você pode escutar o vento na superfície de Marte junto com movimentos do braço robótico do Insight, logo depois vem o som do terremoto em si, que é intercalado com mais ruídos de vento e da sonda.

publicidade

Segundo a Nasa, os sons sugerem que a superfície de Marte é uma mistura da crosta da Terra com a da Lua, estando mais próxima da última. Isso porque as ondas sísmicas em Marte duram cerca de um minuto, enquanto terremotos na Terra podem ir e vir em segundos.

No futuro, a ideia é obter ainda mais informações sobre a estrutura interna do Planeta Vermelho, incluindo aspectos como densidade e espessura da crosta, manto e núcleo. Essas descobertas são essenciais para os cientistas entenderem como aconteceu a formação dos planetas no sistema solar.

“Tem sido emocionante, principalmente no início, escutar as primeiras vibrações da sonda”, disse Constantinos Charalambou, membro do time de cientistas do Insight. “Você imagina o que realmente está acontecendo em Marte, enquanto o Insight fica em campo aberto”.

Via: Cnet