A Universidade do Maine acabou de estabelecer três recordes mundiais de uma só vez. Usando a maior impressora 3D de polímero do mundo, uma equipe da universidade construiu o maior barco impresso em 3D. O feito foi realizado em três dias e foi registrado em vídeo.

Os recordes registrados, e validados por oficiais do Guinness World Records, se devem ao fato do uso da maior impressora 3D do mundo, o maior barco já produzido por uma impressora 3D e um pelo maior objeto sólido impresso por uma impressora desse tipo.

Jared Golden, representante dos EUA no 2º distrito congressional do Maine, se mostrou animado com os recordes e com as possibilidades do sistema de impressão 3D. “O trabalho deles, com o barco e a impressora 3D que temos aqui, tem um potencial impressionante de mudar a maneira como produzimos todo tipo de material – incluindo a fibra de madeira. Hoje são cerca de três recordes mundiais do Guinness”, disse.

publicidade

O barco, que recebeu o nome de ‘3Dirigo’, possui o comprimento de 7,6 metros e pesa pouco mais de 2 toneladas. De acordo com um comunicado enviado à imprensa, a Universidade do Maine informa que o 3Dirigo não é o maior objeto que pode ser impresso pelo equipamento.

Se for levado ao limite de capacidade, a impressora 3D pode criar objetos com até 30 metros de comprimento, sete metros de largura e três metros de altura.

A universidade já possui diversas ideias de objetos a serem impressos em seguida. Dentre os próximos projetos, está uma parceria com o Exército dos EUA para desenvolver sistemas de abrigo para soldados que podem ser montados rapidamente.

Via: Futurism