Jim Bridenstine, administrador da Nasa, indicou que a missão Artemis III, pode incluir não apenas uma mulher, mas sim duas, ou até mais. O comentário foi feito no Congresso Astronáutico Internacional, realizado na última semana em Washington, Estados Unidos.

“Há ótimas mulheres na Nasa nesse momento” afirmou Bridenstine. Ele ainda disse que é extremamente provável que alguma astronauta que já atua hoje seja chamada para a missão, mas afirmou que o grupo de profissionais ainda não está definido.

No último dia 18, a Nasa realizou a primeira caminhada espacial totalmente feminina.

Reprodução

publicidade

Jim Bridenstine, administrador da Nasa. Foto: Bill Ingalls

Além das afirmações sobre a presença de astronautas mulheres na missão, Bridenstein afirmou que o programa Artemis vai contar com mais parcerias internacionais que a missão Apollo, nos anos 60 e 70. Ele disse que as primeiras “pegadas” registradas pela missão na Lua serão de americanos, mas que os agentes internacionais terão grande participação no projeto.

A Nasa divulgou um vídeo explicando melhor o programa Artemis, confira:

 

 

Durante a apresentação no Congresso Astronáutico Internacional, Bridenstine foi perguntado sobre o cronograma da missão (que indica que o pouso lunar vai acontecer em 2024) e o que aconteceria se a data não for cumprida. Ele respondeu que a pressão para estipular um prazo tão apertado se deve à tentativa de gerenciar “os riscos com os quais me preocupo” como administrador da Nasa, o que inclui riscos políticos. A previsão inicial para o pouso na Lua era para 2028.

Em uma reunião bilateral no Congresso, Bridenstein se reuniu com 26 nações interessadas em participar do programa, incluindo a Agência Espacial Europeia (ESA). O Canadá já se comprometeu a ajudar nas missões a partir de fevereiro do ano que vem, com o desenvolvimento de um braço robótico para incluir na estação lunar Gateway.

 

 Via: Space