O teste de aterrissagem para Marte feito pela China acabou de concluir com sucesso sua primeira demonstração pública: uma queda de 90 metros em uma paisagem montanhosa ao norte de Pequim. O veículo espacial pousou no ar antes de descer lentamente em segurança até o chão. 

A demonstração executou uma das partes mais difíceis de enviar uma espaçonave para o planeta vermelho, que é fazer um pouso suave e evitando obstáculos. Este é um feito que até agora apenas os Estados Unidos alcançaram. “[A simulação] é um marco importante para o desenvolvimento da sonda de Marte”, disse Wu Yanhua, vice-administrador da Administração Espacial Nacional da China, segundo comentado pela CNN.

publicidade

Marte 2020

No próximo ano, tanto a China quanto os Estados Unidos planejam lançar missões de exploração sem tripulantes ao planeta vermelho. A Nasa vem trabalhando intensamente para concluir o seu ‘astromóvel’ para a missão de Marte em 2020, que deve coletar amostras de rochas e trazê-las à Terra em 2021.

O teste é mais um sinal de que a China está buscando cada vez mais se tornar reconhecida quando o assunto é a exploração espacial. Meses atrás, o país pousou com sucesso no lado oposto da Lua, tornando-se o primeiro país a cultivar plantas na superfície lunar.

publicidade

A China ainda está planejando uma missão tripulada à Lua na década de 2030. Recentemente, a Academia de Tecnologia Espacial da China exibiu sua sonda de última geração, a qual poderá levar astronautas chineses à Lua, tornando-se o segundo país, depois do EUA, a fazê-lo.

Via: Futurism