O americano George J. Laurer, conhecido por ter desenvolvido o código de barras para facilitar a cobrança de produtos nos caixas de lojas, morreu no último dia 5, aos 94 anos de idade.

O engenheiro elétrico foi enterrado ontem (9) na cidade de Wendell, na Carolina do Norte, EUA. Laurer foi o principal responsável pelo desenvolvimento do “Universal Product Code”, conhecido como UPC ou código de barras, que aparece impresso em boa parte dos produtos comercializados no planeta.

O inventor começou a trabalhar na IBM no anos 50 e logo se tornou engenheiro senior da empresa em Raliegh, capital da Carolina do Norte. Em seu site, a IBM diz: “Poucos anos depois, em 1972, Laurer liderou o desenvolvimento do agora símbolo UPC, que revolucionou praticamente todas as indústrias do mundo”.

O engenheiro-mecânico Norman Woodland, também funcionário da IBM, falecido em 2012, é considerado o pioneiro do conceito do código de barras. Isso porque, já em 1952, Woodland patenteou a ideia, baseada no código Morse, mas ainda não existia a tecnologia necessária para sua aplicação.

publicidade

O conceito só se tornou viável duas décadas depois, quando Laurer começou a trabalhar em um scanner para ler os códigos digitalmente. A IBM lançou o produto em 1973 e a primeira transação realizada com um código de barras aconteceu em 26 de julho do ano seguinte, em um supermercado da cidade de Troy, Ohio.

O produto, uma goma de mascar, está exposta no museu nacional Smithsonian de história americana, em Washington.

 

Via: UOL