Siga o Olhar Digital no Google Discover
Nos últimos anos, observou-se um aumento da desinformação nas redes sociais, usado e comercializado de forma manipuladora por empresas de marketing e organizações políticas. Diante disso, algumas redes vêm tomando posicionamentos e adicionando recursos para controlar as informações falsas que circulam por suas plataformas. Agora, o Instagram se juntou ao time e criou uma ferramenta que sinaliza quando uma foto ou vídeo não é verdadeiro.
Ofertas
Por: R$ 19,90
Por: R$ 819,00
Por: R$ 22,90
Por: R$ 2.240,00
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 404,90
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 469,00
Por: R$ 5.610,00
Por: R$ 88,50
Por: R$ 19,99
Por: R$ 449,00
Por: R$ 597,00
Por: R$ 209,90
Por: R$ 499,00
Por: R$ 720,00
Por: R$ 1.481,05
Por: R$ 999,00
Por: R$ 419,00
Por: R$ 2.315,00
Por: R$ 379,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 788,40
Por: R$ 179,90
Por: R$ 1.200,00
Por: R$ 3.999,00
Por: R$ 1.319,00
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 1.999,00
Por: R$ 473,00
O recurso usa aprendizado de máquina (machine learning) para encontrar publicações que tenham o conteúdo classificado como falso por agências de checagem de fatos, em uma parceria que ocorre desde maio. Agora, o programa de alerta foi expandido globalmente, e isso inclui o Brasil.

Para determinar quais conteúdos são falsos ou parcialmente falsos, a rede social alia os feedbacks dados pela própria comunidade com avaliações feitas pelas agências de checagem parceiras. Caso o usuário encontre alguma desinformação na rede e queira avisar o Instagram, basta clicar em denunciar e em seguida no botão “Informação Falsa”.
Caso a postagem seja identificada, ela é removida das abas de Hashtag e Explorar e ainda sinalizada para os usuários com um aviso de “Informação Falsa”, que contém uma explicação sobre a classificação. Além disso, também será disponibilizado uma aba com links e artigos de fontes confiáveis que refutam o conteúdo.
Essas indicações aparecerão para todos os usuários, seja no Feed, perfil, Stories ou mensagens no Direct. “Desinformação baseada em fotos e vídeos tem se tornado cada vez mais um desafio em nossa indústria e é algo que temos nos dedicado a combater”, afirmou o Instagram em comunicado à imprensa.