Os avanços tecnológicos podem ser muito bons para a sociedade. Porém, podem tornar as pessoas muito dependentes da tecnologia, o que gera um lado negativo. Dessa forma, os grandes empresários do setor podem se transformar em notórios vilões.

Alguns, seja porque aparentam ser bons, ou não tão maus assim, não aparecem como candidatos ao cargo de vilão. Tim Cook, da Apple, Jack Dorsey, do Twitter, Susan Wojcicki, YouTube, Satya Nadella, Microsoft, e Sundar Pichai, do Google, são alguns dos profissionais excluídos da lista vilanesca.

Mark Zuckerberg poderia ser um forte candidato. Mas ele parece mais um CEO que perdeu o controle, do que realmente mau. Ao mesmo tempo, em que tem permitido assédio, violência e vendido dados dos usuários, procura diminuir o discurso de ódio, e tem tomado medidas para frear o web bullying. Por fim, três empresários que saem como favoritos para a corrida do posto de supervilão da tecnologia são:

1. Elon Musk (CEO da Tesla e da SpaceX)

Musk é o menos provável de conseguir o posto. Suas piores transgressões são violar sindicatos, direitos autorais e alegações de difamação. Além disso, ele ganhou o direito de dizer “eu avisei”, caso a Inteligência Artificial dominar o mundo.

publicidade

Porém, não é difícil imaginá-lo assumindo o controle de todos os Teslas na estrada, usando a SpaceX para controlar a Força Espacial e os Cybertrucks como tanques. Além disso, lança-chamas e armamentos feitos para o exército, e os tuneis espalhados pelo país, podem tornar tudo mais acessível.

2. Jeff Bezos (CEO da Amazon e fundador da Blue Origin)

O império da Amazon pode ter feito o nome de Bezos ser o primeiro ou o segundo a parecer na mente das pessoas. Dependendo do dia, o empresário é o homem mais rico do mundo, mas os trabalhadores da sua empresa enfrentam condições precárias de trabalho. Além disso, funcionários de meio período da Whole Foods, de propriedade da Amazon, tiveram seus benefícios cortados.

Outro ponto importante é que Bezos está investindo pesado na Blue Origin, sua concorrente para a SpaceX. Fora a possibilidade de usar os recursos de vigilância da Alexa para controlar os usuários.

3. Peter Thiel (cofundador do PayPal e fundador da Palantir)

Peter Thiel é o líder técnico com o maior potencial de se tornar um supervilão. Thiel possui dinheiro suficiente para financiar uma dúzia de exércitos e é a favor de grandes monopólios. Além disso, possui uma ligação forte com o Facebook. O indivíduo tem influência na rede social e a utiliza para impedir que os anúncios políticos sejam bloqueados. Além de fundar uma empresa que extrai dados e rastreia pessoas.

Sua administração é muito difamada e já afirmou que não acredita que “liberdade e democracia são compatíveis”. Analisando tudo isso, Peter Thiel é um grande candidato ao cargo de supervilão tecnológico.

Via: Mashable