A próxima etapa das guerras de streaming está chegando às garagens de todo o mundo. Pelo menos para quem possuir um veículo da Tesla. Isso porque a empresa deve lançar sua própria plataforma em 2020.

A partir deste ano, o novo centro de entretenimento da Tesla, denominado Tesla Theatre, passará a ter YouTube, Hulu, Netflix e Bilibili, uma plataforma de entretenimento chinesa focada no público jovem. O Tesla Theatre estará disponível em todos os veículos da companhia no mundo, incluindo o novo Tesla Cybertruck.

publicidade

“O interior do automóvel se tornará cada vez mais uma oportunidade de entretenimento. Estamos cientes que o CEO da Tesla, Elon Musk, leva a sério a criação de um sistema de ‘infotainment’ para automóveis que ofereça a maior quantidade de diversão possível em um carro”, disse Wang Hao, vice-presidente do Centro de Tecnologia da Bilibili. “E criar diversão é o que a Bilibili é especialista”, concluiu.

Reprodução/VCG

publicidade

A ideia é usar os momentos de inatividade gastos no carro para fornecer conteúdo aos motoristas e passageiros. Como se trata da Tesla, os cenários incluem esperar o carro carregar em um Supercharger. É essencialmente de Elon Musk a visão de televisões em bombas de gasolina.

Por questões de segurança, o modo de entretenimento estará disponível somente quando o carro estiver estacionado. Será necessária também uma conexão Wi-Fi.

publicidade

-> Tesla S, 3, X, Y e mais: conheça todos os veículos da montadora

A Bilibili é uma adição interessante ao Tesla Theatre e destaca a importância do mercado chinês para a Tesla. A companhia emprega vários engenheiros chineses e os carros são cada vez mais populares na China, à medida que a demografia socioeconômica muda com o aumento de uma classe milionária. Os primeiros modelos construídos na nova fábrica da Tesla em Xangai saíram de linha no fim de 2019.

publicidade

O mercado jovem chinês é especialmente popular, pois a Tesla procura polir o apelo de seus carros. Bilibili foi pioneira no entretenimento juvenil chinês e é muito usada por pessoas com 20 e 30 anos. A empresa defendeu novas formas de a geração Z chinesa consumir conteúdo, como através de mashups de vídeo, remixes de ajuste automático e ídolos virtuais.

O fato é que muitos fabricantes tradicionais de automóveis seguem os passos da Tesla. As grandes telas da montadora, por exemplo, inspiraram uma série de imitadores em modelos 2020 de fabricantes japoneses e americanos. Gostando ou não, veremos mais ofertas de streaming de carros em breve.

Via: ZDNet