Engana-se quem pensa que a exploração espacial trouxe apenas conhecimento sobre o que existe fora da Terra. Na verdade, foi graças à corrida para conhecer mais sobre o espaço que acabamos desenvolvendo muitas tecnologias e invenções que facilitam nosso dia a dia.

Criadas para serem usadas por astronautas ou por naves e sondas, algumas invenções ganharam versões muito úteis para as pessoas que nunca saíram do planeta. Confira algumas:

Câmera de telefones celulares

Nos anos 1990, uma equipe do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa criou câmeras pequenas o bastante para caberem em naves e sondas, sem perder a qualidade científica das imagens. Atualmente, um terço de todas as câmeras têm essa tecnologia, em especial aquelas de celulares e computadores.

Reprodução

publicidade

Pneus com maior vida útil e segurança

Afinal, as sondas precisam andar pela superfície de outros planetas e satélites naturais. Para os pneus das sondas do programa Viking Lander, que enviou naves para Marte nos anos 1970, a Goodyear desenvolveu um material mais forte que o ferro. A empresa decidiu usá-lo também em seus produtos para carros comerciais aqui na Terra, acrescentando milhares de quilômetros de vida útil a eles.

Reprodução

Filtro de água

Nos anos 1960, a Nasa desenvolveu um sistema de filtros que usava cartuchos de iodo para limpar as fontes de água das naves. Desde então, essa tecnologia, que elimina bactérias do líquido, passou a ser aplicada em filtros d’água na Terra e na limpeza de piscinas públicas.

Em agosto de 2019, estudantes brasileiros criaram um novo tipo de filtro, que foi enviado à Estação Espacial Internacional (ISS), a bordo de um foguete de SpaceX, para ser testado pelos astronautas.

Reprodução

Tratamento com LED

A Nasa não inventou os diodos emissores de luz, hoje usados na maioria das telas de eletrônicos, mas desenvolveu uma tecnologia para ajudar no crescimento de plantas em naves espaciais, que hoje é usada em equipamentos para alívio de dores e relaxamento muscular.

Reprodução

Tênis de corrida

Se hoje o impacto de uma corrida é minimizado graças aos tênis com solas que absorvem o choque, é graças aos engenheiros da Nasa. Eles desenvolveram um processo de moldar borracha para aplicar aos capacetes dos astronautas, que hoje é o mesmo usado para fabricar tênis de corrida.

Reprodução

Espuma de travesseiros

Para criar assentos personalizáveis que aliviassem os efeitos da gravidade no corpo dos astronautas, a Nasa desenvolveu uma espuma em 1966, mas ela não chegou a embarcar em nave alguma. Porém, serviu como inspiração.

A ideia era desenvolver um material que se moldasse ao corpo quando fosse usado e depois voltasse à forma original. Em 1980, a patente entrou em domínio público, e um dos engenheiros do projeto abriu uma empresa para comercializar a espuma – resultando nos famosos travesseiros “da Nasa” (que não são da Nasa).

Reprodução

Via: Revista Galileu