Aqueles fascinados por eventos celestes já podem anotar na agenda as datas de ocorrências espaciais, graças ao calendário da Celestron. Ele ajudará a acompanhar as fases da Lua, eclipses, chuvas de meteoros e muito mais. O Calendário Celestial 2020 marca os fenômenos espaciais mais importantes deste ano, mês a mês, para antecipar onde e quando olhar para o céu.

O Calendário Celestial é particularmente útil para astrofotógrafos e observadores de estrelas, que agora poderão se preparar e planejar suas expedições durante o ano todo. O calendário revela que, no dia 9 de fevereiro de 2020, a Lua estava mais próxima da Terra e parecia maior e mais brilhante – a famosa superlua. Mas se não deu para ver, não se preocupe. Este evento acontece novamente em março, abril e maio deste ano.

Outro evento digno de nota é a maior chuva de meteoros do ano, chamada Geminids, que ocorre nos dias 13 e 14 de dezembro. Nessas datas, as pessoas no Hemisfério Norte terão boas oportunidades de captar as faixas brilhantes de luz que cruzarão o céu. O calendário cita também eclipses solares e lunares, além do melhor momento para observar Marte e Vênus. Certos eventos serão visíveis em todo o planeta, enquanto outros só poderão ser observados em determinados pontos da Terra.

Reprodução

publicidade

Alguns eventos planetários importantes também são citados no Calendário Celestial deste ano. É o caso da conjunção de Júpiter e Saturno em 21 de dezembro. Pela primeira vez desde a virada do milênio, os dois planetas se alinharão perto do Sol e serão visíveis da Terra com a ajuda de um telescópio. “Eles estarão tão perto que aparecerão como um planeta brilhante e duplo no céu”, explica a Celestron. “Olhe para o oeste logo após o pôr do Sol para vislumbrar essa rara visão planetária”.

Um calendário ainda mais detalhado pode ser encontrado no blog da Celestron, onde também está disponível para download um pôster com o Calendário Celestial para imprimir e colar na parede de seu quarto. Nenhum evento espacial passará despercebido desta vez.

Via: My Modern Met