Sabemos que superfície de Marte não é um local amigável. É um ambiente extremo, oxidante, onde a água líquida não existe por muito tempo e que é bombardeado por radiação espacial. Se houver vida atualmente em Marte, ela estará em cavernas profundas ou debaixo da Terra, segundo cientistas da Nasa.

Segundo o pesquisador Vlada Stamenković, do laboratório de propulsão a jato (JPL) da Nasa, a superfície “é o pior lugar para procurar por locais com vida em Marte. Água no subsolo pode ser o único habitat para vida no planeta, se ela ainda existir hoje”, disse ele.

publicidade

De acordo com o cientista, nossa melhor chance de encontrar vida é enviar equipamento que possa detectar água no subsolo e elementos químicos associados à vida, sem deixar a segurança da superfície.

Outros cientistas como Kevin Webster, do Instituto de Ciências Planetárias de Tucson, no Arizona, acreditam que analisar cavernas, ambientes naturalmente protegidos, é uma melhor opção.

publicidade

Ele trabalha em um meio de analisar a atmosfera dentro de uma caverna para detectar uma “bioassinatura”, seja a presença de uma substância que é produzida por organismos vivos, ou pela ausência de alguma substância que deveria estar presente, mas está sendo “consumida”.

Talvez não precisemos esperar muito para ter uma resposta. Em julho deste ano a Nasa enviará a Marte o rover Mars 2020, que tem como uma de suas missões encontrar evidências de que o planeta tenha sido habitável, ou habitado, no passado. O pouso está previsto para fevereiro de 2021.

publicidade

Fonte: Space.com