O que há alguns anos parecia impossível está acontecendo: Google e Microsoft continuam trabalhando juntos para melhoria tanto do Chrome quanto do Edge. Agora, as duas empresas anunciaram que a cooperação deu origem a uma forma melhorada de verificação ortográfica, que será implementada em ambos os navegadores.

Com o anúncio de hoje, o Chrome e o Edge passarão a utilizar a ferramenta Windows Spellcheck, desenvolvida pela Microsoft, em vez de utilizar uma função chamada Hunspell. Na prática, os navegadores serão mais capazes de reconhecer elementos que se tornaram comuns na digitação cotidiana, mas que não necessariamente são palavras que dependem de correção ortográfica. Isso inclui, por exemplo, URLs, siglas, endereços de e-mail e sequências alfanuméricas.

publicidade

Reprodução

Essa função já está disponível para os usuários, mas pode ser necessário ativar as “flags” do navegador, onde podem ser ajustadas configurações que ainda estão em fase experimental. Para isso, basta digitar chrome://flags ou edge://flags e ativar o recurso “Use the Windows OS spell Checker”.

publicidade

A colaboração das empresas tem se intensificado na área de navegadores desde que a Microsoft decidiu transformar o Chromium, o projeto de código-aberto que serve de base para o Chrome, Opera e vários outros navegadores, na fundação do Edge. Desde então, a empresa do Windows também tem colaborado com o esforço open-source, beneficiando todo o ecossistema de browsers Chromium.

Como aponta o site The Verge, também não é a primeira vez que a colaboração traz resultados práticos para o usuário. Em janeiro, as empresas anunciaram melhorias no sistema de gerenciamento de abas, quando a Microsoft transportou o conhecimento do Edge para o restante do ecossistema Chromium. Da mesma forma, a empresa também está trabalhando na renovação da ferramenta de rolagem de tela do Chromium.

publicidade