A partir desta terça-feira (11), usuários brasileiros da Uber podem assinar um plano mensal do aplicativo, que oferece descontos em alguns serviços. O Brasil é o primeiro país além dos Estados Unidos a receber a modalidade de assinatura denominada Uber Pass. 

O valor da mensalidade é de R$ 24,99 e inclui:

  • Entregas grátis em todos os pedidos no Uber Eats de mais de R$ 30;
  • Atendimento preferencial nos canais de suporte da Uber;
  • 10% de desconto em todas as viagens da UberX, em qualquer cidade do país;
  • Entrega grátis em todos os pedidos de Cornershop (delivery de supermercado) de mais de R$ 100.

Como forma de incentivar a adoção do novo plano, quem assinar o Uber Pass nos próximos 30 dias ganhará um mês grátis e 10% de desconto em um pedido no Uber Eats.

Uber Pass nos Estados Unidos

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Nos Estados Unidos, o Uber Pass existe desde outubro de 2018, em testes feitos em algumas cidades do país. A expansão inicial para o Brasil se justifica pela importância do mercado local para a Uber.

“Temos nossa sede nos Estados Unidos, mas o Brasil é uma das regiões mais críticas para a Uber”, afirmou George Gordon, diretor-geral da Uber na América Latina. “Queremos ajudar usuários e motoristas na retomada de alguns locais. Se você pensar no Brasil, as pessoas estão procurando jeitos flexíveis e econômicos de se mover e ganhar dinheiro”.

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Plano de assinatura mensal dará descontos em corridas e pedidos. Imagem: Uber

Diferentemente do plano americano, o Uber Pass no Brasil não dará isenção em tarifas dinâmicas e afins. Por outro lado, ele inclui o delivery de supermercado da Cornershop, empresa chilena adquirida pela Uber e que funciona por aqui desde janeiro, e que só chegará aos Estados Unidos neste semestre.

Segundo a Uber, os descontos e isenções de taxas não afetam o valor repassado aos motoristas e entregadores. Para a empresa, o lançamento durante a pandemia de coronavírus faz sentido, já que a assinatura oferece desconto no delivery e no transporte de passageiros.

Vale o investimento?

O Uber não é o primeiro serviço de mobilidade a ter um plano por assinatura. A Rappi, por exemplo, conta com o Rappi Prime, pelo valor de R$ 29,90 ao mês ou R$ 299 ao ano. O assinante tem como benefício descontos em certos tipos de pedidos e frete gratuito para compras acima de R$ 30.

O iFood testou o iFood Plus no Brasil, por R$ 19,90, oferecendo taxas de entrega gratuitas em compras pagas pelo app. No entanto, o serviço foi descontinuado recentemente – e funciona somente até outubro para os atuais assinantes.

A Uber tenta diferenciar o Uber Pass de seus rivais reduzindo tanto o preço do delivery como do transporte de carros – que recentemente incluiu o envio de objetos e passará a contar com táxis na cidade de São Paulo em breve. No entanto, é preciso fazer as contas.

O serviço é bom, por exemplo, para quem usa com frequência diferentes produtos da Uber. Caso use apenas o app de corridas, o usuário teria de fazer no mínimo dez corridas de R$ 25 da UberX, ou cinco de R$ 50, para o plano de assinatura se pagar.

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Usuários frequentes da Uber e Uber Eats terão vantagens. Imagem: Divulgação

Se você usa outras plataformas, pode ser mais vantajoso. O Uber Eats cobra taxas de entrega entre R$ 3 e R$ 10, dependendo do restaurante e da distância. Três entregas com taxa de R$ 10 pagariam a assinatura do plano, por exemplo. Porém, o app não tem os mesmos restaurantes de outras plataformas e tem menos opções de pagamento do que o iFood.

Já o Cornershop até tem sua assinatura própria que isenta taxa de entrega em compras acima de R$ 100 – ao valor de R$ 99 por ano. Para quem não é assinante, a taxa varia entre R$ 10,90 e R$ 19,90.

Caso você use os três produtos em um mês, é possível ganhar descontos com o plano de assinatura. Entretanto, se usar apenas ocasionalmente e variar com outros aplicativos (seja por preço, opção de pagamento ou restaurantes diferentes), pode não ser vantajoso.

Estratégia da Uber

A empresa ainda avalia se colocará outros planos de assinatura, com diferentes níveis de desconto e produtos de seu ecossistema. A princípio, Gordon acredita que esse plano único “dá o melhor custo-benefício”.

A estratégia da Uber é manter o usuário “preso” a seu ecossistema, uma tática vital em um mercado tão concorrido tanto no transporte de passageiros quanto no delivery.

O novo produto é um avanço em sua estratégia iniciada após lançar o plano de vantagens Uber Rewards no Brasil, que consiste em juntar pontos utilizando o serviço da empresa para receber vantagens dentro e fora da plataforma. Agora, os dois produtos trabalharão juntos.

Via: Uol