A Amazon recebeu autorização da Administração Federal de Aviação (FAA) para iniciar os testes de entrega comercial com drones nos Estados Unidos. O cartão verde é o primeiro passo para cumprir a ambição de realizar qualquer entrega em até 30 minutos, como adiantou o ex-executivo Jeff Wilke em 2019.

Ainda não foram revelados os locais que receberão os testes, mas a expectativa é que eles aconteçam no noroeste dos EUA e na cidade de Vancouver, no estado de Washington. O drone utilizado será o híbrido de última geração apresentado em junho de 2019, que mescla características de helicóptero e avião.  

publicidade

A aprovação acontece em momento oportuno, tendo em vista que os negócios da Amazon registraram um aumento expressivo durante a pandemia. No segundo trimestre de 2020, a companhia viu seus lucros líquidos duplicarem em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando a US$ 5,2 bilhões (em torno de R$ 28 bilhões). 

“Esta certificação é um passo importante para o Prime Air e indica a confiança da FAA nos procedimentos operacionais e de segurança da Amazon”, afirmou o vice-presidente da Amazon, David Carbon. Segundo ele, o serviço de entrega com drones vai chegar para os clientes da gigante das vendas em todo o mundo.

publicidade
Testes com drone do Prime Air devem começar em breve, mas o pleno funcionamento do serviço pode demorar. Imagem: Divulgação/Amazon  

Normas de segurança

Embora a previsão seja empolgante e especialmente útil durante o período de distanciamento social, ainda deve levar algum tempo até que o Prime Air entre em pleno funcionamento. Em parte, isso se deve ao fato de que a FAA ainda não chegou a definir as diretrizes legais para regulamentar o serviço, tão inédita é a tecnologia. 

De acordo com a Bloomberg, os regulamentos da Administração foram projetados para aeronaves comuns, com seres humanos a bordo. Para conceder a certificação à companhia de Jeff Bezos, os fiscais tiveram de desconsiderar uma série de requisitos, como a exigência do uso de cinto de segurança para o piloto da transportadora – por um motivo óbvio.  

publicidade

Isso não significa, porém, que a autorização não veio acompanhada por critérios rígidos de segurança. A empresa teve de demonstrar as operações com drones para inspetores da FAA, além de documentar detalhes técnicos como treinamento de pilotos (via controle remoto) e testes anti-drogas. 

Ambição da Amazon é que os drones possibilitem qualquer entrega em até trinta minutos. Imagem: Divulgação/Amazon

A FAA deve apresentar até o fim do ano o regulamento oficial para o voo de drones sobre multidões. O que se espera da Administração é que ela forneça a estrutura legal para possibilitar as entregas.

publicidade

Deverão ser estabelecidas, por exemplo, regras para evitar a colisão de drones e garantir a segurança do tráfego aéreo. Todos os dispositivos serão obrigados, também, a transmitir identidade e localização em tempo real, de modo a minimizar os riscos de utilização dos drones para fins terroristas.

Vale mencionar que os serviços de entrega do Google e da UPS já receberam aprovação da FAA anteriormente. 

Via: Engadget