A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) fechou uma parceria com a TIM para o fornecimento da conectividade para os carros Fiat, Jeep e Ram no Brasil. A montadora, que engloba todas essas marcas, lançará seus primeiros carros conectados no país no primeiro trimestre do ano que vem. Os veículos estarão munidos de um eSIM com suporte à rede 4G da operadora.

“Na Europa, nossa conectividade é com uma MVNO. No Brasil, optamos por uma MNO, a TIM, por se tratar de um parceiro que entende inovação e que tem a maior cobertura 4G do país”, afirmou André Souza, diretor de TI da FCA. “No futuro, todos os nossos modelos serão conectados. O cliente vai precisar apenas fazer o cadastro com seus dados”, completou.

publicidade

Para quem não está familiarizado com os termos, MVNO é um tipo de operadora virtual que não possui uma concessão de frequência, enquanto uma MNO tem estrutura própria e não depende de parceria com outras operadoras para funcionar.

O suporte à conectividade nos carros não é à toa: a novidade entregará alguns serviços que otimizarão o uso do veículo, como abrir o carro ou ligar o ar condicionado remotamente, identificar falhas mecânicas e fazer o diagnóstico técnico de uma forma mais rápida e eficaz. “Não se trata apenas de prover conectividade, mas inteligência para o carro. É o smart car”, explicou Mateus Silveira, head de Conectividade e Inovação de Produto na América Latina da FCA.

publicidade

Reprodução

FCA lançará carros conectados no Brasil já em 2021. Imagem: Antonello Marangi

publicidade

Além dos serviços relacionados ao uso do veículo, a FCA pretende montar um ecossistema de parceiros, como a Visa e o McDonald’s, que possam oferecer benefícios interessantes aos proprietários de seus carros conectados.

Na visão da TIM, a parceria mostra que, juntas, as empresas podem promover experiências completas aos consumidores, com tudo que já pode ser feito em um smartphone. “Somente a empresa líder em cobertura 4G no Brasil e com a maior rede de Internet das Coisas pode garantir a continuidade, disponibilidade e qualidade do serviço oferecido aos clientes. Nossa parceria com a FCA é uma demonstração da importância de acordos estratégicas com que estamos trabalhando no país, estimulando e desenvolvendo novos modelos de negócios, oferecendo sempre a melhor experiência para usuários”, disse Alberto Griselli, diretor de Receita da TIM Brasil.

publicidade

 

Via: Mobile Time/EdMotors