Na última quarta-feira (11), a Honda recebeu aprovação de autoridades do Japão para começar a vender carros autônomos nível 3. Isso faz com que, segundo a empresa, eles sejam o primeiro do mundo a comercializar veículos com essa evolução.

Para entender o que isso significa, devemos ter em mente que os carros autônomos são classificados em uma escala de zero a cinco – sendo o mais baixo um carro normal e o último nível é um meio de transporte totalmente automático, sem a presença de pedais, volante e assento do motorista.

Dito isso, a empresa planeja começar a vender o Honda Legend, que é totalmente autônomo, no Japão antes do fim do ano. Segundo a Honda, a empresa terá à venda a tecnologia de direção autônoma mais avançada disponível atualmente.

Por ser considerado um nível três, o veículo da marca consegue dirigir, acelerar e responder a alguns cenários específicos, como decidir desviar e ultrapassar um obstáculo lento. A Audi implementou um sistema parecido em seu modelo A8L 2019. No entanto, devido a atrasos regulatórios, a companhia decidiu descartar o projeto, permanecendo no nível dois.

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Empresa afirma ser a primeira do mundo a receber esse tipo de autorização. Foto: Grisha Bruev/Shutterstock

Para que a autorização fosse concedida, o país teve de alterar sua Lei de Veículos Rodoviários para permitir que os novos carros sejam vendidos. Em comunicado, o Ministério de Terras, Transporte e Turismo disse que os veículos autônomos devem desempenhar um papel fundamental no futuro do país.

“Espera-se que os carros autônomos desempenhem um grande papel na solução de vários problemas sociais que nosso país enfrenta, como redução de acidentes de trânsito, garantir transporte para idosos e melhoria da produtividade na área de logística”, afirma o ministério.

Mesmo que a venda ainda seja limitada ao Japão, a Honda deu um grande passo para a indústria automobilística ao colocar nas mãos dos motoristas uma nova tecnologia com essas funcionalidades.

Próximo passo

No início deste ano, Elon Musk, da Tesla, afirmou que estava “extremamente confiante” de que a autonomia de nível cinco aconteceria “muito rapidamente”. Ele ainda disse que as funcionalidades básicas para a implementação do último nível estariam “completas este ano”.

No entanto, analistas do setor dizem que as montadoras estão muito longe de chegar à fase quatro, na qual um carro não precisa mais de motorista, serviria apenas para o transporte de passageiros.

Via: TechXplore