Mais detalhes sobre o ataque cibernético e o vazamento de dados sofrido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último domingo (15) continuam surgindo. Desta vez, a Polícia Federal, em parceria com o próprio órgão eleitoral, concluiu que o ataque foi maior que o divulgado inicialmente. Acreditava-se que apenas dados de 2001 a 2010 tivessem sido expostos, mas a novidade é que informações de 2020 também foram acessadas.

Foram comprometidos dados de funcionários do Tribunal, como endereços e telefones cadastrados no Portal do Servidor. A suspeita é que a invasão aos sistemas do TSE, estes que não têm vínculo com os sistemas que nortearam as eleições municipais no primeiro turno, tenham sido invadidos antes de 1º de setembro. Isto porque o material divulgado não mostra informações registradas depois deste período.

Reprodução

PF e TSE continuam divulgando novos detalhes sobre o ataque sofrido pelo órgão eleitoral no último domingo de eleições municipais. Créditos: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

publicidade

Além deste ataque, outra tentativa de invasão foi registrada pelo TSE no domingo, mas segundo o Tribunal, o possível ataque foi frustrado e múltiplos acessos já foram identificados vindos do Brasil, Nova Zelândia e Estados Unidos.

O caso

Apesar de anunciar durante a semana passada que não havia sido alvo de ataques virtuais, o TSE viu hackers vazarem uma série de informações internas do Tribunal para demonstrar vulnerabilidade. O vazamento foi exposto por um grupo que se intitula como CyberTeam. Segundo o grupo, a exposição das informações não tem necessariamente uma mensagem política, e é apenas uma forma de desmentir o Tribunal.

“A segurança do TSE foi comprometida logo após ser anunciado que a segurança tinha sido reforçada devido ao ataque efetuado no STJ e nos outros domínios do Ministério da Justiça. Isso só prova que os gastos milionários do governo, não serviram para p* nenhuma”, disse o grupo ao Olhar Digital.

Reprodução

TSE afirma que ataques não tiveram relação com atraso na apuração dos votos. Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil

Cabe destacar que as invasões não possuem, até agora, relação direta com o atraso de duas horas e meia para a divulgação do resultado das eleições 2020. Sobre isso, o TSE disse que o supercomputador da Oracle, que cuidou da soma dos votos, não pôde ser treinado o suficiente antes do pleito, sendo sobrecarregado durante a contagem. De qualquer forma, o órgão assegura os números e a segurança da votação.

Fonte: G1