O segredo acabou. Seis dias antes de sua apresentação oficial, o veículo autônomo elétrico da Zoox, startup adquirida recentemente pela Amazon, foi flagrado transitando nas ruas de São Francisco, na Califórnia.

As fotos foram compartilhadas no Twitter e no Reddit, e parecem ter sido tiradas durante filmagens para material publicitário de revelação do carro autônomo.

publicidade

Com um design que remete a um “mini-ônibus” simétrico, o veículo tem portas laterais para embarque e desembarque de passageiros e, por ser autônomo, não dispõe de espaço para motoristas. O layout sugere bancos virados para o centro, mas não há informações sobre sua capacidade.

Em seu site, a empresa afirma que o veículo autônomo será bidirecional, ou seja, terá a mesma tração ao realizar movimentos para frente ou “em marcha à ré”, o que condiz com a ideia de transporte urbano de passageiros.

publicidade
Carro elétrico da Zoox foi flagrado nas ruas de São Francisco. Crédito: lakhailb87/Reddit

No entanto, não se sabe se o veículo será utilizado apenas para transporte de passageiros ou também na entrega de produtos, como é o caso das vans lançadas recentemente pela Rivian.

A silhueta do veículo autônomo já havia sido detalhada em um teaser postado no canal da empresa no YouTube. Confira:

publicidade

Mesmo sem figurar entre os grandes nomes da tecnologia de carros autônomos, como Tesla e Waymo, a Zoox chamou atenção ao ser adquirida pela Amazon em junho por US$ 1,2 bilhão, uma das maiores aquisições feitas pela empresa de Jeff Bezos.

Atualmente, a Zoox é considerada uma companhia independente, gerida pelo CEO e fundador Aicha Evans e seu cofundador e CTO, Jesse Levinson.

publicidade

Fonte: TNW