A maior parte dos usuários Android não se preocupa em configurar um outro navegador web para seus smartphones. O Chrome, browser padrão no sistema do Google, possui 61% do masketshare do setor, de acordo com a consultoria GlobalStats.

Mas existem alternativas tão boas quanto o navegador do Google, e que podem ser livremente instaladas nos aparelhos Android. O site Android Police fez um levantamento e listou os melhores apps de navegação web em 2020 – entre populares e desconhecidos.

publicidade

Mozilla Firefox Beta

Diferente da maior parte dos navegadores disponíveis para Android, o Firefox não é baseado no Chromium (a versão de código aberto do Chrome), mas possui mecanismo de renderização totalmente personalizado. Rápido, o navegador pode ser configurado para mostrar a barra de endereço na parte inferior da tela – facilitando o uso em telefones maiores – e suporta um conjunto limitado de extensões. Ele também sincroniza todos os dados com o navegador Firefox para desktop e bloqueia scripts de rastreamento por padrão.

DuckDuckGo

DuckDuckGo/Reprodução

O popular mecanismo de busca da web focado na privacidade também conta com seu próprio browser. O DuckDuckGo para Android é bem leve conta com poucos recursos avançados. No entanto, os scripts de rastreamento são bloqueados por padrão, e o navegador fornece a cada site uma classificação de privacidade. Por padrão, o DuckDuckGo apaga os cookies depois que você fecha uma guia.

publicidade

Samsung Internet

Samsung Internet no PC, tablet e smartphone. Imagem: Samgung/Divulgação

Mais do que o navegador que a Samsung te empurra junto com os aparelhos Galaxy, o Samsung Internet um dos browsers mais usados da plataforma e conta com muitos recursos. Baseado no Chrome, ele possui uma interface integrada ao design One UI da Samsung e um layout mais fácil de usar em telas maiores. Personalizável, o navegador não só possui modo noturno como também pode modificar a aparência dos sites para torná-los escuros.  

Vivaldi

Vivaldi/Divulgação

Criado por ex-desenvolvedores do Opera, a versão Android do Vivaldi saiu do beta no início deste ano. Assim como o Samsung Internet, este navegador se baseia no Chrome, mas possui uma interface remodulada e alguns recursos interessantes. Com abas na parte superior, ele parece um browser para desktop, particularmente prático em tablets ou telefones no modo paisagem.

publicidade

Microsoft Edge

Microsoft Edge. Imagem: Microsoft/Divulgação

A maior vantagem do novo navegador da Microsoft (que assim como sua versão para PC, também é baseado em Chromium) é sua conexão com o Windows no computador. Se você já é um usuário do ecossistema da Microsoft, o Edge é uma boa pedida – e inda possuiu integração com as ferramentas de gerenciamento de família da Microsoft.

Google Chrome

Estar previamente instalado nos aparelhos Android não é a única razão da popularidade do navegador do Google. As atualizações do Chrome são lançadas a cada seis semanas, com cada atualização geralmente tendo vários novos recursos. Grandes chances, inclusive, de você estar lendo essa matéria nele, nesse momento.

publicidade

Via: Android Police