EnglishPortugueseSpanish

Após lançar legendas automáticas em inglês no ano passado, o Google Meet anunciou nesta terça-feira (15) a expansão do recurso para mais quatro idiomas: português brasileiro, espanhol, francês e alemão. A funcionalidade nas novas línguas estará disponível a partir de 2021, junto do suporte aos aplicativos para Android e iOS.

Com ajuda da tecnologia baseada em inteligência artificial (IA) Speech-to-Text, o Google Meet identifica o que está sendo dito e traduz em formato de texto em tempo real, detectando até mesmo expressões de outros participantes.

publicidade

O recurso, criado no ano passado — apenas em inglês — para promover maior inclusão na plataforma, tem demonstrado papel importante durante a pandemia do coronavírus (Sars-Cov-2).

Novo recurso de legendas do Google Meet
Ampliação das legendas em tempo real para os quatro idiomas passa a valer a partir de 2021. Imagem: Google/Divulgação

Com o distanciamento social da quarentena e o crescimento das videoconferências, pessoas surdas ou com dificuldades auditivas encontraram maiores adversidades nas ligações online.

Agora, com a expansão do recurso para mais quatro línguas, as legendas podem servir de suporte, principalmente, nas aulas à distância.

A funcionalidade ainda pode “salvar” ligações em ambientes barulhentos ou chamadas em outros idiomas, e estará disponível nas contas gratuitas e pagas da plataforma.

Outras ferramentas recentes do Google Meet

A ampliação do recurso se une a outras novidades lançadas recentemente para o Google Meet. No início deste ano, o relatório de frequência foi lançado para auxiliar os educadores a administrarem suas turmas remotamente. A aplicação também foi disponibilizada em novembro para empresas.

Outro recurso adotado recentemente foi a ferramenta de “levantar a mão“, possibilitando o andamento no fluxo da conversa sem maiores interrupções.

Até o dia 31 de março, serão permitidas chamadas de até 24 horas na plataforma para todos os usuários — basta ter uma conta Gmail gratuita.