No Steam, você pode comprar os mais variados jogos e itens consumíveis, e praticamente todos eles podem ser devolvidos. Segundo a empresa, você pode pedir reembolso no Steam por qualquer motivo: não gostar do jogo, seu computador não atingir os requisitos mínimos ou ter comprado o jogo por engano, por exemplo.

A Valve, dona do Steam, afirma que atenderá todas as solicitações feitas em seu site oficial, desde que estejam dentro do prazo de devolução. Além disso, os jogos devem ter menos de duas horas de uso. Entretanto, mesmo que você não atenda aos requisitos, sua solicitação será analisada.

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Caso seja aprovado, o dinheiro será devolvido dentro de uma semana, diretamente para sua Carteira Steam ou no método de pagamento escolhido inicialmente. Se o Steam não puder enviar o valor de reembolso pelo método de pagamento original, o dinheiro irá para a carteira.

Steam permite o reembolso de quase todos os itens. Imagem: Photo Oz/Shutterstock

Reembolsos válidos no Steam

É possível pedir reembolso no Steam para jogos e softwares adquiridos na loja Steam nas primeiras duas semanas após a data de compra e com menos de duas horas de uso. Para outros tipos de compras, existem algumas diferenças.

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Em relação a pré-vendas e pagamentos antecipados, por exemplo, você pode solicitar um reembolso a qualquer momento antes do lançamento daquele título. Já as regras padrão de reembolso do Steam passam a valer após o lançamento.

Para conteúdo adicional, como DLCs, você pode pedir reembolso dentro de 14 dias da compra e com menos de duas horas de uso, assim como outros conteúdos completos. Se for um conteúdo consumível, este não pode ter sido usado, trocado ou modificado. Entretanto, vale notar que alguns conteúdos de outras empresas (algo que irreversivelmente aumenta o nível de um personagem no jogo, por exemplo), não podem ser reembolsados pelo Steam. Essas exceções são claramente marcadas na loja.

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Reembolso no Steam segue algumas regras. Imagem: Casimiro PT/Shutterstock

Compras feitas dentro do jogo serão reembolsadas dentro de 48 horas, contanto que os itens não sejam usados, modificados ou trocados. Outras empresas poderão ativar reembolsos nesses mesmos termos.

Valores comprados para sua Carteira Steam podem ser reembolsados dentro de 14 dias, desde que não tenham sido utilizados.

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Hardwares, pacotes e presentes

Hardwares e acessórios adquiridos pelo Steam têm o mesmo prazo de 14 dias, porém seguem a Política de Reembolso de Hardware, cujas orientações são diferentes e serão enviadas para você em cada caso.

Além disso, você pode solicitar reembolso no Steam para pacotes comprados na loja. No entanto, o pacote deve ter menos de duas horas de uso, e nenhum item pode ser transferido. Caso o pacote tenha um item não reembolsável, a empresa informará isso no ato da compra.

Assinaturas renováveis podem ser reembolsadas dentro de 48 horas da compra ou 48 horas depois de uma renovação automática. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento, pela página de “detalhes da conta”.

Jogos enviados por presente podem ter seu valor devolvido caso o código não tenha sido resgatado. Presentes resgatados seguem a regra de 14 dias ou duas horas de uso caso o destinatário solicite o reembolso ao Steam.

Certos itens não podem ser devolvidos. Imagem: Lord Beard/Shutterstock

Conteúdos não reembolsáveis

As regras do Steam não permitem reembolso em algumas ocasiões: compras feitas fora da plataforma (códigos de produtos e vales-presente para a Carteira Steam, por exemplo); conteúdos de vídeo (filmes, séries, curtas etc.), a não ser que o vídeo esteja em um pacote com outro conteúdo reembolsável.

Por fim, vale ressaltar que o Steam revogará o direito a reembolso caso você seja banido pelo VAC (Sistema Valve Antitrapaça)

Caso o comprador pareça estar abusando dos reembolsos, o Steam poderá revogar sua oferta, e o jogador não terá mais como solicitar a devolução. “O sistema de reembolsos foi feito para remover o risco de compra no Steam – não como uma forma de jogar gratuitamente”, alerta a empresa.

Note que a companhia não considera um abuso pedir reembolso de um produto comprado pouco antes de uma promoção, e em seguida recomprá-lo pelo valor promocional.