EnglishPortugueseSpanish

O Telegram anunciou nesta quarta-feira (23) um novo recurso para aprimorar suas chamadas de voz: a criação de salas de conferência de áudio “sempre abertas”, similares às utilizadas no Discord. Com isso, os usuários poderão entrar e sair dos chats de voz a hora que quiserem, sem ter que passarem pelo processo de criar uma chamada para cada nova ligação.

Como o Telegram está ganhando cada vez mais adeptos, os novos chats de voz devem facilitar a comunicação de grupos grandes, principalmente quando a conversa precisar ser estabelecida de maneira instantânea.

publicidade

O recurso já está disponível na décima segunda atualização do Telegram em 2020. Ele aparece na parte superior dos grupos de conversa e, quando ativado, permite que qualquer pessoa inicie a conversa por voz livremente. A barra também indica quem está participando da conferência de áudio e até mesmo o quão alto estão falando.

Para criar um chat de voz, basta abrir o perfil do grupo, tocar no menu de três pontos e selecionar “Iniciar Chat de Voz”. Vídeo: Telegram/Divulgação

Após entrar em um chat de voz, você poderá continuar navegando livremente pelo aplicativo, lendo conversas e enviando mensagens.

Um pop-up verde com um símbolo de um microfone ficará na lateral do aplicativo, auxiliando em ações rápidas como mutar ou desmutar o microfone, colocar a chamada no viva-voz ou sair da conferência.

No Android, um widget flutuante continuará indicando os controles do microfone e quem está falando, mesmo quando o aplicativo estiver em segundo plano.

Já nas versões de desktop para Windows e Mac, será possível ativar o modo push-to-talk, permitindo a liberação de seu microfone apenas quando uma tecla escolhida for pressionada.

Widget flutuante permite ações rápidas, mesmo quando app estiver em segundo plano em dispositivos Android. Créditos: Telegram/Divulgação

Embora o recurso foque nas chamadas por voz, o aplicativo deverá anunciar novas ferramentas para vídeo e compartilhamento de tela nas próximas semanas.

Outras novidades

Além do novo recurso de chat de voz, a atualização do Telegram apresentou diversas novidades. O aplicativo disponibilizou novos emojis animados e otimizou o carregamento dos stickers, que agora mostram uma borda cintilante antes da exibição oficial.

Outra novidade foi a possibilidade de mover os dados do aplicativo para o cartão de memória dos dispositivos, poupando espaço e maximizando a experiência na plataforma.

Novos recursos do Telegram
Possibilidade de mover dados do app para cartões de memória deve “salvar a vida” de muitos usuários. Imagem: Telegram/Divulgação

A atualização também disponibilizou, tanto para iOS quanto para Android, a ferramenta de edição de imagens. No entanto, apenas no sistema operacional do Google será possível ver as novas animações do aplicativo quando o usuário receber mensagens, abrir conversas e realizar outras ações.

Por último, mas não menos importante, o Telegram lançou uma plataforma pública para encontrar bugs e receber sugestões. A ação deve ajudar na otimização do aplicativo, que está próximo de alcançar a marca de 500 milhões de usuários.