O CEO da SpaceX, Elon Musk, afirmou que os foguetes Super Heavy podem renunciar totalmente aos pousos. Em vez disso, uma espécie de guindaste seria usado para resgatar o maior propulsor do mundo.

Musk revelou a informação em seu Twitter, ao responder um usuário que publicou um vídeo de como seria um pouso do Super Heavy. O CEO então afirmou que a SpaceX tentará coletar o booster com o braço da torre de lançamento. Veja:

publicidade

O Super Heavy é o foguete encarregado de transportar a Starship, uma espaçonave de aproximadamente 1.400 toneladas por 25% do caminho até a órbita da Terra. Dessa forma, ele tornou-se o maior estágio de nave espacial já construído: são 70 metros de altura, nove metros de diâmetro e de 24 a 37 motores Raptor. Ele é maior e muito mais potente que o Falcon 9.

O objetivo do Super Heavy é impulsionar a nave Starship em seu caminho até Marte, a Lua ou em viagens hipersônicas ao redor do mundo.

publicidade

Pouso do Super Heavy

Até esta quarta-feira (30), a SpaceX planejava recuperar o booster de maneira semelhante ao que foi feito com Falcon 9 e Falcon Heavy, pousando-o em uma plataforma oceânica ou o mais perto possível do local de lançamento. Entretanto, Elon Musk sempre manifestou seu desejo de aumentar a eficiência do pouso do Super Heavy. Sua ideia é pousar o foguete diretamente no módulo de lançamento.

Lançamento Falcon 9
Super Heavy é maior que o Falcon 9. Imagem: SpaceX/Divulgação

No entanto, isso exigiria precisão e exatidão sem precedentes, adicionando um novo elemento de risco ou a necessidade de um hardware extremamente resistente. Contudo, os benefícios seriam igualmente significativos porque isso eliminaria o gasto com o processo de recuperação, transporte e até mesmo o tempo para levá-lo de volta a uma plataforma.

publicidade

Em vez disso, Musk diz que sua empresa pode pegar o Super Heavy no ar, agarrando o impulsionador antes que ele toque o solo. Para isso, seria preciso encaixar de alguma forma um braço mecânico em suas aletas de aço. Por mais difícil que pareça, essa manobra evitaria toda infraestrutura de recuperação e até mesmo as pernas que o foguete usaria para pousar.

Querer não é poder

Embora esse seja o sonho de Musk, o Super Heavy precisa ter peças maiores do que o normal, para que assim possa se ancorar em um guindaste. Ainda mais improvável que isso é ver o método de pegar um foguete em pleno ar funcionando em suas primeiras tentativas.

publicidade

Em outras palavras, recapturar o Super Heavy com um guindaste antes que ele toque o solo é um recurso que provavelmente não veremos nas primeiras versões do foguete.

Fonte: Teslarati