Se você joga em consoles há muito tempo, provavelmente está acostumado com os joysticks. Já aqueles que migraram do PC para os consoles podem sentir falta do teclado e mouse. Entretanto, também é possível usar teclado e mouse no Xbox One. Nem todos os jogos suportam essa opção, mas a Microsoft oferece suporte a controles alternativos.

Como usar mouse e teclado no Xbox One

Primeiramente, falaremos sobre o suporte para mouse. Mouses USB com fio funcionam apenas em apps e jogos selecionados que tenham habilitado a navegação com mouse. Verifique se seus jogos oferecem essa opção.

publicidade

Para configurar, siga este passo a passo:

  1. Pressione o botão Xbox em seu controle para abrir o painel
  2. Clique em “Perfil e sistema”, depois “Configurações” e em seguida “Dispositivos e conexões”
  3. Aperte “Mouse”. Você verá opções de velocidade do cursor e troca de botões principal e secundário

Vale ressaltar que o mouse não funciona na interface do usuário do Xbox ao navegar pelo painel, tampouco no Início. Além disso, o mouse não funciona no Microsoft Edge. Por fim, é preciso usar o controle do Xbox One para configurar o mouse.

publicidade
Alguns jogos do Xbox One aceitam teclado e mouse. Imagem: Ekkaphan Chimpalee/Shutterstock

O próximo passo é configurar o teclado. Ao contrário do mouse, o teclado permite que o jogador navegue pelo menu do Xbox One. Você terá diversos atalhos e será mais fácil inserir textos no console. Confira:

FunçãoTecla
Para cimaSeta para cima
Para baixoSeta para baixo
Para a esquerdaSeta para a esquerda
Para a direitaSeta para a direita
Abrir o menuWin + M
Abrir a buscaY
VoltarEsc, Win + Backspace
SelecionarEnter, Espaço
Alterar o modo de exibiçãoWin + V
Abrir o painelBotão Windows
Mover para o próximo elementoTab
Mover para o elemento anteriorShift + Tab

O teclado não exige configuração para ser utilizado, basta só conectá-lo a uma entrada USB do Xbox One e ele estará ativo.

publicidade

Jogos que aceitam mouse e teclado

Cada produtora decide se quer liberar o uso desses dispositivos a seus aplicativos e jogos de Xbox One, portanto o ideal é verificar na Microsoft Store ou no site da empresa se o game tem suporte a teclado e mouse

Os jogos mais procurados para esse sistema são os FPS, que têm grande público no PC. Ainda assim, podemos citar alguns games famosos com suporte a mouse e teclado: “Fortnite“, “Call of Duty” e “Minecraft“, por exemplo.

publicidade
Configuração é simples e inclui muitos atalhos. Imagem: Ekkaphan Chimpalee/Shutterstock

Todo o processo está descrito na página de suporte do Xbox, assim como informações adicionais.

Agora que você já sabe como configurar e usar mouse e teclado em seu Xbox One, pode pesquisar se seu jogo preferido aceita essa configuração.