EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Nesta sexta-feira (8), o Reddit fechou o fórum r/donaldtrump por “violações repetidas de política”. Segundo a plataforma, o fórum promovia e incentivava ódio e violência. O caso acontece na mesma semana em que apoiadores do então presidente dos EUA, Donald Trump, invadiram o Capitólio em protesto contra o resultado das eleições presidenciais.

Em comunicado, um porta-voz da plataforma disse que o Reddit tem “procurado proativamente os moderadores para lembrá-los de nossas políticas e para oferecer suporte ou recursos conforme necessário”.

publicidade

O fórum r/donaldtrump tinha cerca de 52 mil membros antes do banimento. Em 2020, outro fórum, o r/The_Donald, foi banido também por violar regras de uso da plataforma. Acredita-se que o recém-banido vinha sendo usado por estes apoiadores.

Fórum incentivou protestos nesta semana

Apesar de não ter fornecido muitos detalhes sobre a exclusão do fórum, o Reddit não removeu nenhum outro fórum ou sub-fórum no dia de hoje. O r/donaldtrump não era administrado oficialmente pelo presidente.

Nesta semana, o fórum promoveu um banner que dizia “POTUS quer você em DC em 06/01/2021”, encorajando apoiadores a se deslocarem aos protestos no Capitólio.

Banner em fórum do Reddit encorajou apoiadores de Trump a participarem de protestos no Capitólio na última quarta-feira. Imagem: Reddit/Reprodução

Também nesta sexta-feira, o Twitter decidiu banir permanentemente a conta @realDonaldTrump, com mais de 88.7 milhões de seguidores, de sua plataforma. Segundo a rede social, Trump violou as políticas de uso ao incitar violência. O caso também está relacionado a invasão ao Capitólio.

publicidade

Além da rede social, Facebook e Instagram também baniram as contas de Trump. A Twitch também partiu pelo mesmo caminho, enquanto o YouTube (e outras plataformas) removeram um vídeo publicado por ele no dia do incidente.

Via: The Verge