Opera lança divisão voltada a jogos ao comprar a YoYo Games

Aquisição vai fundir equipes do estúdio e do navegador OperaGX, focado especificamente no público gamer, em uma nova divisão
Por Rafael Arbulu, editado por Daniel Junqueira 21/01/2021 14h16, atualizada em 21/01/2021 14h28
Opera e YoYo Games
Imagem: Opera/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Opera anunciou a aquisição da YoYo Games, cuja tecnologia levou à criação de jogos como “Spelunky” e “Hotline Miami”, sucessos no mercado independente dos videogames. Segundo o VentureBeat, o valor da compra foi de US$ 10 milhões.

A YoYo Games é conhecida pela oferta de tecnologias e interfaces de desenvolvimento de jogos para quem tem pouca ou nenhuma experiência com programação, como a plataforma GamerStudio 2. Ela é comum em jogos 2D, com interface do tipo “clique e arraste” e um script feito em linguagem específica para títulos mais avançados.

Segundo o vice-presidente executivo de navegadores da Opera, Krystian Kolondra, um dos objetivos é ampliar o acesso dos iniciantes à GameMaker, motor de jogos da YoYo Games, bem como fomentar sua utilização por grandes estúdios.

“Para nós, os jogos são mais como uma comunidade agora”, disse Kolondra. “Isso vai acelerar nosso crescimento, pois será uma proposta de valor única”.

desenvolvedor jogos
Compra visa ampliar acesso de iniciantes à plataforma de desenvolvimento de jogos. Imagem: DC Studio/Shutterstock

A empresa também pretende reforçar o time por trás do OperaGX, seu navegador destinado a jogadores e entusiastas do PC. A ideia da Opera é criar uma divisão denominada Opera Gaming, mesclando os times da YoYo Games e do OperaGX.

Ainda não está claro, porém, se isso significa que a marca do estúdio adquirido deixará de existir ou se continuará atuando de forma independente.

Navegador OperaGX

Lançado em 2019, o OperaGX permite definir limites de consumo de RAM, CPU e rede para o navegador. Assim, seu jogo ou serviço de streaming fora do navegador será executado mais consistentemente, com mais largura de banda da rede à disposição.

O OperaGX também possui diversas opções de personalização, efeitos sonoros, música de fundo, entre outras possibilidades de customização.

Opera GX
O navegador voltado para jogos, Opera GX. Imagem: Divulgação/Opera

Disponível para Windows, macOS e Linux, o Opera GX é gratuito e também conta com opção para smartphones Android e iPhone (iOS).

Fonte: Opera / VentureBeat


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.