Celulares Android desvalorizam mais rápido que iPhones, mostra estudo

Segundo relatório do BankMyCell, smartphones Android perdem metade do valor original em apenas um ano, enquanto iPhones levam 24 meses
Por Igor Shimabukuro, editado por Daniel Junqueira 21/01/2021 18h46, atualizada em 21/01/2021 19h03
Dispositivo Android
Twin Design/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A desvalorização dos celulares Android é um grande problema e piora com o passar dos anos. Essa foi a conclusão do relatório feito pelo BankMyCell, site especializado em vendas de celulares. A análise não só apontou a perda de metade do valor dos smartphones Android em apenas um ano, como registrou uma desvalorização destes dispositivos até duas vezes maior que a dos iPhones em 24 meses.

Para realizar a pesquisa, o site analisou cerca de 310 preços de revendas de celulares enviados por fornecedores distintos. Isso permitiu a análise dos modelos mais propícios a se desvalorizarem, possibilitando comparações entre marcas, modelos e sistemas operacionais diferentes.

Os resultados foram surpreendentes: em um ano, aparelhos Android com preços de lançamentos próximos a US$ 350 (aproximadamente R$ 1.877, em conversão direta) chegaram a perder metade do valor. Em termos de comparação, os iPhones levaram cerca de dois anos para apresentarem desvalorizações próximas a 45,46%. No primeiro ano, os celulares da Apple perderam apenas 23,45% de seu preço original.

Para exemplificar o estudo, o site comparou os modelos Samsung Galaxy S20 Ultra e o iPhone 11 Pro Max durante o período de nove meses após seus respectivos lançamentos. O smartphone da Samsung desvalorizou 64,71%, enquanto o celular da maçã perdeu apenas 32,22%.

Modelo Samsung Galaxy S20 Ultra, com sistema operacional Android
Lançado em fevereiro de 2020, modelo Samsung Galaxy S20 Ultra desvalorizou 64,71% em apenas nove meses. Imagem: Samsung/Divulgação

No longo prazo — analisando um período de quatro anos —, a diferença da desvalorização entre dispositivos Android e Apple diminui, mas ainda assim, os números do Android chegam em um nível alto. Enquanto os iPhones perderam cerca de 66,43% de seu valor inicial, os celulares Android desvalorizaram 81,11%.

Marcas mais desvalorizadas

Além da comparação entre os dispositivos Android e Apple, o relatório do BankMyCell indicou as marcas de celular que mais desvalorizaram em 2020.

Segundo a pesquisa, os smartphones da taiwanesa HTC foram os que registraram maior perda de valor inicial, com desvalorização de 53,08%. O top 3 ainda foi formado pelos aparelhos da Motorola (-42,57%) e da Sony (39,51%).

A lista das mais desvalorizadas de 2020 contou ainda com os dispositivos do Google (-38,46%), BlackBerry (-34,02%), Samsung (-33,46%), Nokia (-30,29%), LG (-26,46%) e Apple (-22,35%).

Via: Uol

Redator(a)

Igor Shimabukuro é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.