Anunciada na terça-feira (26), a mais recente atualização do Chrome OS para dispositivos que operam o sistema operacional do Google traz novas personalizações aos aparelhos, transformando-os em telas inteligentes.

Com a nova atualização do Chrome OS 88, os desbloqueios de tela dos Chromebooks agora serão personalizados. O usuário poderá exibir imagens de álbuns do Google Fotos ou mesmo escolher fotos da galeria de arte para serem apresentadas na tela de bloqueio.

Nesta mesma tela, o dispositivo ainda mostrará informações sobre o clima e exibirá a trilha sonora que está sendo reproduzida — é possível pausar ou pular a faixa mesmo sem desbloquear o aplicativo. Para ajustar os recursos, basta o usuário acessar “Configurações”, ir em “Personalização” e clicar em “Proteção de tela”.

Outra novidade possibilita utilizar o PIN ou impressão digital, configurados para desbloqueio do Chromebook, para acessar sites sem a necessidade de fazer o login toda vez. Tanto o PIN quanto a impressão digital também poderão ser usados como segundo fator em verificações de duas etapas.

Entenda também: o que é o Chromebook?

publicidade
Recurso WebAuthn do Chrome OS 88
PIN e impressão digital poderão ser login de sites com suporte ao WebAuthn. Foto: Google/Divulgação

O recurso, no entanto, apenas funcionará em sites com suporte ao WebAuthn, como o Dropbox, Github ou Okta. Para habilitar a funcionalidade, será preciso fazer login em um desses sites compatíveis. Uma nova solicitação para usar o WebAuthn em acessos futuros aparecerá para o usuário.

Nova atualização do Google Chrome

O Google também lançou uma atualização para o Chrome 88 de seu navegador. O update, que já está disponível para os dispositivos Windows, macOS, Linux, Android e iOS, também traz uma série de novidades.

A primeira delas diz respeito ao fim do suporte para plataformas e recursos. O navegador não terá mais suporte para o Mac OS X Yosemite e requer, no mínimo, o OS X 10.11 El Capitan para continuar rodando.

Os endereços FTP também deixarão de ser suportados. Além disso, o navegador Chrome deu adeus ao Adobe Flash Player e ao complemento Legacy Browser Support (LBS).

Já na questões de personalização, o tema escuro também será incorporado na barra de rolagem, mas apenas nas páginas de configurações do navegador.

Nova atualização do Google Chrome
Atualização do Google Chrome atualiza suporte de recursos e traz novidades de buscas. Foto: PREMIO STOCK/Shutterstock

Tratando-se de buscas e segurança, a atualização traz pesquisas por abas, facilitando a vida de quem trabalha com diversas páginas abertas simultaneamente.

O gerenciamento de logins também foi simplificado: o usuário poderá entrar em sites usando informações salvas na conta Google, mesmo sem a sincronização das senhas no Chrome. Falando em passwords, o próprio sistema fará uma análise e irá sugerir substituições em casos de senhas “não exclusivas”.

A atualização traz ainda recursos para estimativas de iluminação de conteúdos de realidade virtual e realidade aumentada no Android, faturamento de aplicativos de Web publicados na Play Store e recursos de segurança.

Via: GizChina