Google Meet agora permite testar áudio e vídeo antes de uma chamada

Por Rafael Rigues, editado por Flávio Pinto 03/02/2021 10h29, atualizada em 03/02/2021 10h45
green_room_abre
Usuário na "Green Room", recurso do Google Meet que permite testar áudio e video antes de uma videochamada
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Numa época em que videochamadas são cada vez mais essenciais em nosso dia-a-dia, é importante que elas tenham a melhor qualidade possível. Para ajudar nisso, o Google Meet está ganhando um recurso que permite ao usuário testar o áudio e o vídeo antes de entrar em uma chamada.

Chamado pelo Google de “Green Room” (Sala Verde), referência à sala onde atores aguardam antes de entrar no palco, o recurso “permite a você entrar em uma chamada com a confiança de que sua tecnologia está funcionando e que você aparecerá do jeito que quer para os outros”.

Para acessar este espaço basta clicar no botão “Check your audio and video” antes de entrar em uma chamada. Lá é possível detectar problemas como um microfone mudo, um monitor secundário sem conexão de áudio e problemas como baixa qualidade de som, som alto demais ou microfone amplificando ruídos de fundo.

Clique em “Check your audio and video” para acessar a sala verde e testar o som e imagem antes de entrar em uma chamada. Imagem: Google

Além disso, o usuário pode ajustar o enquadramento da imagem, sua posição em frente à câmera e verificar a iluminação para evitar uma imagem escura ou granulada demais. Em alguns casos (como problemas de áudio) a sala verde também oferece sugestões para a correção do problema.

A novidade está sendo habilitada gradualmente para os usuários do Google Workspace e G Suite, e deve estar disponível a todos eles nos próximos 15 dias.

Legendas em tempo real no Google Meet

Em meados de dezembro o Google Meet ganhou a capacidade de transcrever áudio, gerando automaticamente legendas das conversas em português.

Com ajuda da tecnologia baseada em inteligência artificial (IA) Speech-to-Text, o Google Meet identifica o que está sendo dito e produz texto em tempo real, detectando até mesmo expressões de outros participantes.

Originalmente disponível apenas em inglês, o recurso foi criado para promover maior inclusão na plataforma e tem demonstrado papel importante durante a pandemia do coronavírus (Sars-Cov-2).

Com o distanciamento social da quarentena e o crescimento das videoconferências, pessoas surdas ou com dificuldades auditivas encontraram maiores adversidades nas ligações online.

Agora, com a expansão do recurso para mais quatro línguas, as legendas podem servir de suporte, principalmente, nas aulas à distância. A funcionalidade ainda pode “salvar” ligações em ambientes barulhentos ou chamadas em outros idiomas, e estará disponível nas contas gratuitas e pagas da plataforma.

Fonte: Google

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Flávio Pinto é redator(a) no Olhar Digital