Numa época em que videochamadas são cada vez mais essenciais em nosso dia-a-dia, é importante que elas tenham a melhor qualidade possível. Para ajudar nisso, o Google Meet está ganhando um recurso que permite ao usuário testar o áudio e o vídeo antes de entrar em uma chamada.

Chamado pelo Google de “Green Room” (Sala Verde), referência à sala onde atores aguardam antes de entrar no palco, o recurso “permite a você entrar em uma chamada com a confiança de que sua tecnologia está funcionando e que você aparecerá do jeito que quer para os outros”.

publicidade

Para acessar este espaço basta clicar no botão “Check your audio and video” antes de entrar em uma chamada. Lá é possível detectar problemas como um microfone mudo, um monitor secundário sem conexão de áudio e problemas como baixa qualidade de som, som alto demais ou microfone amplificando ruídos de fundo.

Clique em “Check your audio and video” para acessar a sala verde e testar o som e imagem antes de entrar em uma chamada. Imagem: Google

Além disso, o usuário pode ajustar o enquadramento da imagem, sua posição em frente à câmera e verificar a iluminação para evitar uma imagem escura ou granulada demais. Em alguns casos (como problemas de áudio) a sala verde também oferece sugestões para a correção do problema.

publicidade

A novidade está sendo habilitada gradualmente para os usuários do Google Workspace e G Suite, e deve estar disponível a todos eles nos próximos 15 dias.

Legendas em tempo real no Google Meet

Em meados de dezembro o Google Meet ganhou a capacidade de transcrever áudio, gerando automaticamente legendas das conversas em português.

publicidade

Com ajuda da tecnologia baseada em inteligência artificial (IA) Speech-to-Text, o Google Meet identifica o que está sendo dito e produz texto em tempo real, detectando até mesmo expressões de outros participantes.

Originalmente disponível apenas em inglês, o recurso foi criado para promover maior inclusão na plataforma e tem demonstrado papel importante durante a pandemia do coronavírus (Sars-Cov-2).

publicidade

Com o distanciamento social da quarentena e o crescimento das videoconferências, pessoas surdas ou com dificuldades auditivas encontraram maiores adversidades nas ligações online.

Agora, com a expansão do recurso para mais quatro línguas, as legendas podem servir de suporte, principalmente, nas aulas à distância. A funcionalidade ainda pode “salvar” ligações em ambientes barulhentos ou chamadas em outros idiomas, e estará disponível nas contas gratuitas e pagas da plataforma.

Fonte: Google