Nesta quinta-feira (4), Satya Nadella, CEO da Microsoft, revelou o Microsoft Viva, um conjunto de ferramentas que tem como objetivo melhorar a forma como os usuários trabalham em casa – no famoso esquema home office. O anúncio se concentrou em quatro módulos, que começaram a ser lançados em momentos distintos.
Vale lembrar que as implementações serão feitas dentro do Microsoft Teams. Com isso, a forma de se trabalhar pode ser melhorada, proporcionando mais integração à empresa. Além disso, as novidades ganharam aplicativos próprios para smartphone.
Connections

A empresa planeja uma página dedicada para a leitura de notícias, exibição de informações sobre o clima local, indicação de tarefas e até recomendações contra a Covid-19.
O conteúdo exibido também pode ser alterado com base no cargo do funcionário – já que executivos e estagiários possuem necessidades diferentes, por exemplo.
O Connections chega em fase de testes públicos ainda no primeiro semestre deste ano, além de, como citado, receber um aplicativo próprio para smartphones.
Insights

Separar vida pessoal e profissional, principalmente neste momento de pandemia, pode ser bastante complicado. O Insights parece querer ajudar a resolver essa situação.
A página inicial é focada em mostrar informações de bem-estar e crescimento profissional. Além disso, o app de meditação Headspace é constantemente mostrado na tela. Esse é um dos muitos serviços que podem ser integrados ao Viva.
É possível encontrar maneiras de como passar o tempo focando em projetos ou reuniões. Para pessoas de cargo mais alto, o Insight fornecerá dados importantes para ajudar a manter a harmonia do local de trabalho.
A novidade também rastreia a colaboração entre equipes e quanto tempo os funcionários ficam presos em reuniões. O Viva então fornece conselhos para otimizar esse período. O Insigts já está disponível para testes públicos.
Learning

Aqui, os trabalhadores têm uma ferramenta para ajudar na tarefa de treinar novos contratados ou aumentar as habilidades de quem já trabalha na empresa. É possível hospedar material de aprendizagem, incluindo vídeos e documentação.
Os usuários podem acessar esse material e, quando não puderem acompanhar todo um vídeo explicativo, por exemplo, podem marcar o tempo em que pararam e retomar em outra oportunidade. A novidade está disponível em teste privado por enquanto.
Topics

Todas as áreas possuem uma série de termos para descrever algumas coisas. Funcionários novos podem não ter conhecimento. Por isso, o Topics foi criado. É possível definir tópicos para diversos assuntos, como se fosse uma Wikipédia.
Ao clicar sobre cada um, o funcionário recebe uma explicação completa sobre o assunto. Se, mesmo assim, houver alguma dúvida, é possível se conectar diretamente com pessoas dentro da empresa que são especialistas da área. A novidade foi lançada como um complemento para os planos comerciais do Microsoft 365.
Via: Toms Guide