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A SpaceX vai testar mudanças no sistema de pouso de sua espaçonave, a Starship, já no próximo protótipo. O objetivo é evitar as falhas catastróficas ocorridas nos dois testes anteriores: tanto a SN8 quanto SN9 decolaram e atingiram uma altitude de 12 km sem dificuldade, mas ambas explodiram no momento do pouso, embora por motivos diferentes.

Protótipos de Starship tem três propulsores Raptor, e dois deles são necessários para uma manobra chamada “Flip and Burn”, quando a espaçonave aciona dois propulsores para se reorientar na vertical e pousar suavemente. No caso da SN9, um deles não foi acionado. Com isso a espaçonave não conseguiu completar a manobra e colidiu com o solo.

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Uma solução óbvia seria acionar os três propulsores, em vez de dois, no momento da manobra. Assim, se um deles falhar há redundância. Mas isso geraria empuxo demais, fazendo a espaçonave voltar a subir em vez de descer suavemente. 

Para contornar o problema, a SpaceX trabalha em um “meio-termo”: segundo Elon Musk, CEO da empresa, os engenheiros estão trabalhando em uma redução da potência mínima dos motores. Assim, poderá haver redundância no pouso. 

Já instalada em uma plataforma de lançamento nas instalações da SpaceX em Boca Chica, no sul do Texas, a SN10 será a primeira Starship a tentar a “Flip and Burn” com três motores em potência reduzida. Segundo Musk, seu grau de confiança no sucesso do teste é de 60%, o dobro do que tinha nos testes da SN8 e SN9.

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Em teoria, o voo de teste da SN10 poderia ocorrer já nesta semana. Entretanto, não há uma data marcada, e antes o protótipo tem que completar um teste de “disparo estático” dos três propulsores em solo e receber autorização da FAA (Federal Aviation Administration), órgão que controla o setor aeronáutico nos EUA.

Além da SN10, a SN11 está praticamente pronta, e os protótipos SN15 a SN18 estão em construção. Segundo Musk, o SN15 será o primeiro a ter “mudanças significativas” no projeto atual da espaçonave, estabelecido com o SN8.

Fonte: Teslarati