Usuários do aplicativo do YouTube para Android notaram que o software ganhou uma função diferente. Segundo eles, o app passou a permitir a exibição de vídeos em 4K até mesmo para quem não tem aparelhos com essa resolução. 

A novidade foi observada por participantes do subreddit do YouTube no Android. Em uma captura de tela publicada por um dos frequentadores do fórum, é possível ver que todas as opções de resolução estão disponíveis, incluindo os 2160p. 

publicidade
Desenvolvedores divergem sobre a razão da nova opção. Crédito: Reprodução

Anteriormente, para executar um vídeo em 4K, era necessário ter um aparelho com tela compatível com essa resolução e uma boa conexão de internet. Ao que parece, agora todas as opções de vídeo estão disponíveis para todos os usuários. 

Bug ou funcionalidade?

As especulações sobre qual seria o motivo da mudança movimentaram os fóruns especializados online. Em um primeiro momento, acreditava-se que o recurso era um erro em uma atualização do aplicativo. Para outros, porém, se trata de uma otimização proposital dos desenvolvedores do app. 

publicidade

Vídeos reproduzidos com mais qualidade, mesmo em dispositivos que não oferecem suporte para aquela resolução, garantem uma experiência melhor para o usuário. Isso acontece porque eles têm uma maior taxa de bits e usam menos artefatos de compressão em blocos em telas de maior movimento. Assim, a nitidez do vídeo é maior na redução de escala, o que melhora a aparência do resultado final da exibição

Outro aspecto que ajuda a acreditar que não se trata de um bug, é o fato de a opção estar disponível em diferentes versões do aplicativo do YouTube para Android. “Verifiquei alguns dispositivos e encontrei as opções de resolução adicionais em todos eles, apesar de terem versões diferentes do aplicativo”, diz Pranob Mehrotra, especialista em Android. “Isso me leva a acreditar que o recurso pode ter sido habilitado do lado do servidor.” 

publicidade

Via: XDA Developers 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!