Oppo ultrapassa Xiaomi e Huawei e se torna nova líder em celulares na China

Levantamento da Counterpoint Research revela que crescimento veio apósa linha “Reno” ganhar aparelhos mais capazes com preços reduzidos
Por Rafael Arbulu, editado por Wellington Arruda 05/03/2021 17h21
OPPO
Imagem: Framesira/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A fabricante chinesa Oppo superou todas as suas concorrentes no mercado local de celulares em janeiro de 2021, ficando em primeiro lugar no volume de vendas e deixando para trás nomes como Vivo, Huawei e Xiaomi. As informações são de um levantamento feito pela Counterpoint Research.

Segundo a firma de análise de mercado, a Oppo teve um crescimento de 26% de vendas ano a ano em relação a janeiro de 2020. Na avaliação segmentada, janeiro de 2021 representou um aumento de 33% em celulares da marca vendidos em relação a dezembro de 2020.

Em janeiro de 2021, como mostra pesquisa da Counterpoint, a marca Oppo se tornou a primeira no mercado de smartphones. Imagem: Counterpoint/Reprodução

“A Oppo foi bem-sucedida no reposicionamento de seus produtos em 2020”, disse o analista sênior da Counterpoint Research, Varun Mishra. “A reformulação de marca da linha ‘Reno’ e o lançamento de dispositivos mais capazes a preços reduzidos em relação aos seus predecessores ajudaram a Oppo a capturar o segmento de aparelhos premium mais baratos”.

Huawei em queda

Também ajudou a Oppo o fato de que a Huawei segue lutando contra sanções comerciais internacionais que derivam de sua guerra comercial contra países do Ocidente – sobretudo os Estados Unidos. As más impressões do HarmonyOS, o suposto “sistema matador de Android” da Huawei, também atuaram de forma negativa no desempenho da empresa, conforme adiantado pelo Vida Celular. A Counterpoint afirma que a situação da Huawei também beneficiou a Xiaomi e a Vivo.

Imagem do Find X2, smartphone da OPPO, que assumiu a liderança do mercado chinês
Os smartphones da OPPO, como o Find X2 (foto), contribuíram para que a empresa assumisse o lugar de maior fabricante da China. Imagem: Oppo/Divulgação

Vale lembrar que o maior beneficiário disso é o BBK Group. O conglomerado chinês é dono da Oppo, mas também da Vivo, Realme, OnePlus e diversas outras marcas. Dessa forma, as marcas Oppo e Vivo conquistarem bom posicionamento no mercado chinês se traduz em crescimento dobrado para o grupo – mesmo que as marcas em si sejam concorrentes.

Em março de 2021, a Oppo deve lançar seu próximo smartphone. O topo de linha Find X3 deverá ser lançado em três versões distintas: Lite, Neo e Pro, com configurações similares a alguns smartphones acima do nível intermediário. Segundo rumores, os preços também devem seguir uma linha mais popular.

Fonte: Counterpoint Research

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Wellington Arruda é redator(a) no Olhar Digital