EnglishPortugueseSpanish

O rover Perseverance, da Nasa, pousou na cratera Jezero, em Marte, no dia 18 de fevereiro. Desde então, o robô explorador enviou diversas fotos e vídeos do planeta vermelho.

A última imagem, publicada pela Nasa na sexta-feira (5), mostra o primeiro test drive do rover, que cobriu cerca de 5 metros.

publicidade
Trilha deixada pelo Perseverance em Marte. Créditos: Nasa

Vale lembrar que o Perseverance “tirou uma soneca” de um dia logo que chegou para recarregar suas baterias.

Marte. Créditos: Nasa

“Um rápido teste de direção e as coisas parecem boas enquanto estou pronto para rolar. Minha equipe e eu estamos ansiosos para começar. Um passo de cada vez”, publicou a conta oficial do robô explorador no Twitter.

Marte. Créditos: Nasa

Na última quinta-feira (4), o Perseverance moveu seu braço robótico pela primeira vez na superfície de Marte. Pode parecer algo insignificante, mas é parte importante de um “check-up” dos sistemas que já dura 15 dias, desde seu pouso no planeta, e que é necessário antes que sua missão de exploração possa começar.

“Nesta semana fiz muitas checagens de saúde, me preparando para trabalhar. Risquei muitas tarefas da minha lista, incluindo testes de instrumentos, de captura de imagens e a movimentação do meu braço. Estou me aquecendo para uma maratona de ciência”, tuitou.

Marte. Créditos: Nasa

“Eu faço parte de uma linhagem orgulhosa de exploradores robóticos, carregando a tocha em Marte. Esta placa que carrego é uma homenagem àqueles que vieram antes de mim e às novas possibilidades que estão por vir”, escreveu a conta do rover no Twitter ao lembrar dos robôs Sojourner, Spirit, Opportunity e Curiosity.

Um vídeo mostrou o paraquedas que segurou o Perseverance nas condições adversas de Marte.

Foto também mostra a fumaça causada pela queda do propulsor que fez o rover pousar e depois voou para longe para proteger a integridade científica do Perseverance.

Fumaça do propulsor em Marte. Créditos: Nasa

Ilustração mostra como foi:

Já a imagem abaixo identifica os locais onde caíram as peças do sistema de pouso do rover.

Créditos: Nasa

O site da Nasa disponibiliza uma visão panorâmica de Marte e no vídeo abaixo é possível ver o exato momento do tão esperado pouso do Perseverance em Marte:

E, claro, as primeiras fotos tiradas no planeta vermelho não podem ficar de fora:

Créditos: Nasa
Créditos: Nasa
Créditos: Nasa
Créditos: Nasa
Créditos: Nasa

Leia também!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!