Tesla retirou motoristas desatentos dos testes de carros autônomos

Segundo Elon Musk, motoristas que "não prestavam atenção suficiente à estrada" foram retirados dos testes do Full Self-Driving (FSD)
Renato Mota 13/03/2021 13:43, atualizada em 09/05/2023 11:16
Direção autônoma da Tesla
YouTube/Reprodução

A Tesla está ampliando o programa de testes do seu software para carros autônomos. Porém, alguns motoristas estão sendo excluídos do beta do Full Self-Driving (FSD) por “não prestarem atenção suficiente à estrada”, de acordo com o CEO da montadora, Elon Musk.

Continua após a publicidade

A declaração foi feita, como não poderia deixar de ser no caso de Musk, pelo Twitter. “FSD beta agora foi expandido para 2.000 proprietários e também revogamos o beta de motoristas que não prestavam atenção suficiente à estrada. Nenhum acidente até agora”, contou o executivo.

Musk ainda afirmou que o próximo lançamento significativo do software para carros autônomos será em abril. “Indo com visão pura – nem mesmo usando radar. Este é o caminho para a IA do mundo real”, completou o empresário.

Recentemente, Musk disse que uma maneira pela qual a empresa estaria melhorando o FSD Beta seria atualizando todas as redes neurais para monitorar o entorno do veículo e usar sub redes em áreas focais.

Em um e-mail vazado da Tesla, porém, a montadora explica aos órgãos de regulamentação da Califórnia que os veículos da marca nunca serão completamente autônomos. Em comunicado ao Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV, na sigla em inglês), a Tesla afirma quer o software Full Self-Driving “não faz do veículo autônomo e que a responsabilidade de manter a atenção o tempo todo é do motorista”.

Por enquanto, a versão Beta foi disponibilizada para alguns motoristas de carros da companhia e o software final está em pré-venda, por US$ 10 mil. Os modelos da montadora que têm capacidade de ter o piloto automático são o S, o X e o 3. Além de dirigirem, os veículos também podem se estacionar sozinhos. Até o final de janeiro desse ano, cerca de mil veículos da Tesla haviam ativado a função FSD Beta.

Via: Business Insider

R
Renato Mota

Renato Mota é redator(a) no Olhar Digital

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email