Nesta segunda-feira (15), comemora-se o Dia Mundial do Consumidor: data importante para reforçar a necessidade de preservar e proteger os direitos dos consumidores — que constantemente lidam com atrasos das entregas, recebimento de produtos com defeitos ou atendimento aquém do esperado.

Inclusive, uma das maneiras de “celebrar” a data e participar ativamente em busca de melhorar a comunidade de varejo é fazer uma queixa no site Reclame Aqui.

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No Brasil, a página é uma grande aliada dos usuários de serviços. É possível avaliar a qualidade do trabalho de uma companhia e, em outros casos, abrir reclamações contra empresas, caso problemas sejam enfrentados durante alguma compra de produto ou serviço.

E justamente para auxiliar a vida dos consumidores insatisfeitos, o Olhar Digital preparou um tutorial sobre como fazer uma queixa no site Reclame Aqui.

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Cadastre-se no Reclame Aqui

O primeiro passo para registrar uma queixa no Reclame Aqui é fazer o login na página. É possível realizar o acesso por meio de sua conta no Facebook, mas o usuário pode optar por fazer o cadastro pelo site.

Para isso, acesse o site www.reclameaqui.com.br, vá em “Entrar” — localizado no canto superior direito da tela — e clique em “Cadastrar-se aqui”;

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Página de cadastro do site Reclame Aqui

Informe todos os dados pessoais e leia a Política de Privacidade do site. Em caso de concordância, marque as duas caixas e clique em “cadastrar”;

Página de preenchimento de dados pessoais para efetuar o cadastro

Como parte do processo de segurança, um código de seis caracteres será enviado para o celular cadastrado. Basta digitar o serial no campo para validar o telefone.

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Verificação em duas etapas do site

Pronto! A primeira etapa já está concluída.

Leia mais:

Como registrar uma reclamação

Após ter criado o acesso no Reclame Aqui, acesse a “Área do consumidor”;

Página inicial do site Reclame Aqui

Clique no botão vermelho “Nova reclamação”;

Página inicial do usuário

Localize a empresa no campo de busca e prossiga para efetuar a queixa. Caso não encontre a empresa, é possível solicitar o cadastro da companhia por meio deste link;

Página para localizar a empresa no site Reclame Aqui

Identifique as categorias do problema com a empresa selecionada. Há um grande leque de opções que envolvem desde problemas com atrasos na entrega até o relato de preços abusivos.

Página para identificar os problemas vivenciados

Essa é a hora do usuário detalhar todos os problemas — seja com o produto ou com a empresa — para que a companhia esteja ciente do impasse. Quanto mais informações, melhor! Também é possível anexar fotos e arquivos em PDF para embasar a queixa.

No entanto, o próprio Reclame Aqui aconselha a nunca colocar os dados pessoais (como CPF, telefone, dados bancários, nome completo das pessoas envolvidas) no texto.

Página para detalhar a queixa e reportar a reclamação

Após clicar em “Publicar” no canto inferior da página, a queixa será postada e o usuário deverá aguardar o retorno da empresa.

Se o problema for solucionado, o cliente poderá avaliar a companhia e finalizar a reclamação. Caso a empresa não retorne, é possível realizar uma nova reclamação.