O aplicativo de mensagens mais popular do mundo está mudando e não param de chegar novidades ao WhatsApp. Com os novos recursos, boa parte vindo de outros produtos do Facebook, o mensageiro fica cada vez mais completo. 

Entre as principais mudanças já aplicadas, está a possibilidade de fazer chamadas de áudio e vídeo usando o aplicativo para computador, que já pode ser usado em conversas individuais. Porém, mais funcionalidades interessantes já estão em fase avançada de testes. 

Entre eles, o sonho de pessoas que não gostam de áudios longos e também evitam deixar os amigos sem resposta, que é a possibilidade de acelerar a reprodução, além de imagens que se autodestroem após serem vistas e medidas de segurança, como senhas nos arquivos de backup.

Leia também: 

publicidade

Nenhuma das novidades ainda foi confirmada pelo Facebook, mas foram antecipadas pelo WABeta Info, que tem um alto índice de acerto quando se trata de novos recursos do WhatsApp, confira o que você pode conseguir fazer com o aplicativo em breve. 

Aumentar velocidade de áudios

De acordo com o WaBetaInfo, em breve pode ser possível reproduzir aquele áudio longo, seja uma fofoca sobre o BBB, seja um assunto mais sério do trabalho, em um tempo menor do que ele realmente tem, com o recurso de aceleração de áudios

“O WhatsApp finalmente está testando uma opção para mudar a velocidade de reprodução dos áudios”, disse o WaBetaInfo via Twitter. O recurso está em desenvolvimento e estará disponível em uma atualização futura para iOS e Android” 

A funcionalidade não é exatamente uma ideia nova para reprodução acelerada de áudios já é um recurso disponível no principal rival do WhatsApp, o Telegram. Além disso, ouvintes de podcasts, por exemplo, estão familiarizados com este recurso, disponível na maioria dos agregadores. 

Reprodução do Reels

Outra possível novidade é a chegada do Reels, recurso criado para o Instagram com o objetivo de rivalizar com o TikTok, permite a criação de vídeos curtos. 

A ideia é que, assim como acontece com vídeos do YouTube e Instagram, seja possível abrir Reels dentro do aplicativo, sem que se abra uma nova janela. 

“WhatsApp está trabalhando na possibilidade de reproduzir os Reels do Instagram dentro do WhatsApp, para uma futura atualização”. 

Fotos que somem

Essa deve chegar em breve, já que existem até capturas de tela deste novo recurso. As fotos que desaparecem, que lembram o bom e velho Snapchat e do Instagram Direct, já são testadas desde setembro de 2020, mas ainda não chegaram em uma versão final. 

De acordo com o WABetaInfo, a função será acionada por meio de um botão ao lado da barra de legenda das fotos, onde será possível definir quantas vezes o receptor poderá ver a imagem, que deverá sumir após a pessoa sair do chat. 

As fotos não ficam salvas e não é possível exportá-las, porém, o que pode ser um problema é a falta de um aviso caso seja feita uma captura de tela da imagem antes dela se autodestruir. 

Backups com senha

Os madrugadores de plantão sabem que, por padrão, o WhatsApp faz backups locais e na nuvem das conversas. No entanto, quando a cópia de segurança é feita no iCloud da Apple ou no Google Drive, o arquivo não conta com a criptografia de ponta a ponta que é utilizada nas conversas. 

Uma maneira simples de resolver isto é a adição de uma senha, que deverá ter pelo menos 8 caracteres, para acessar os backups na nuvem. Estas senhas serão a única forma de acessar estas conversas e não será possível redefini-las em caso de esquecimento. 

Com informações do UOL

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!