O Telegram é o aplicativo de mensagens que mais cresce no Brasil e já está em 45% dos smartphones dos brasileiros. Os números são referentes ao mês de janeiro de 2021 e reforçam uma tendência de alta na base de usuários que já vem desde 2019.

Os dados são da última edição da pesquisa “Panorama sobre mensageria móvel no Brasil”, organizada pela Mobile Time em parceria com a Opinion Box. O levantamento ouviu 2.026 brasileiros donos de smartphone entre os dias 20 e 27 de janeiro.

A série histórica, iniciada em 2018, mostra que o Telegram estava instalado em apenas 15% dos telefones, número que caiu dois pontos percentuais em 2019. Entretanto, desde então, a base de usuários só cresce desde então.

Entre 2019 e 2020 o aumento foi de 14%, quando o aplicativo saiu de 13% para 27% dos usuários de smartphones no Brasil. Este aumento não só se consolidou, como cresceu de 2020 para 2021, quando os números foram de 27% para 45%, em um aumento de 18 pontos percentuais.

publicidade

WhatsApp segue líder

WhatsApp segue como o mensageiro mais usado no Brasil

Apesar do crescimento do Telegram, o WhatsApp segue como o aplicativo queridinho do brasileiro para troca de mensagens. Apesar da queda de 1% entre 2020 e 2021, em janeiro deste ano o serviço de mensagens do Facebook está em 98% dos smartphones usados no Brasil.

Leia também

Como fazer o Telegram ocupar menos espaço no celular

Como deixar o Telegram apagar automaticamente sua conta

Telegram é condenado a remover filmes, séries e músicas piratas

Além disso, o WhatsApp também é mais visto por seus usuários. Entre quem tem o app no telefone, 86% usa o WhatsApp todos os dias. Já para quem usa o Telegram, aquela espiadinha no celular é frequente para apenas 22% dos clientes.

Isso demonstra que, para a maior parte dos clientes, o Telegram é uma espécie de “aplicativo B” para o envio de mensagens, enquanto o WhatsApp é o que as pessoas usam de fato para se comunicar.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!