EnglishPortugueseSpanish

Moradores do Estado de São Paulo receberam nesta quinta-feira (18) uma mensagem SMS informando sobre a alta lotação dos leitos de UTI e recomendando que as pessoas fiquem em casa. Em contato com a reportagem, o governo do estado confirmou a autenticidade do aviso.

“Alerta! O Governo de São Paulo informa: alto risco de lotação dos leitos do estado. Fique em casa. Proteja sua família. Se tiver que sair, use máscara”, diz o aviso enviado pelas autoridades.

publicidade

A assessoria do governo do estado informou que o número geralmente é utilizado para o envio de alertas relacionados a Defesa Civil, como riscos de alagamentos. Essa, no entanto, é a primeira vez que o sistema de mensagem SMS é usado para falar sobre a situação dos leitos de UTI.

O estado inteiro está na fase emergencial, a mais restritiva até aqui, do Plano São Paulo. Na última quarta-feira (17), a taxa de ocupação de UTI chegou a 90% no estado pela perimira vez desde o início da pandemia. O índice considera hospitais públicos e particulares. Na terça-feira (16), o estado registrou recorde de novas mortes por Covid-19 em 24 horas, com 679 novos óbitos confirmados.

O envio de mensagem SMS alertando sobre a alta taxa de ocupação de UTI em São Paulo é mais uma forma do governo de tentar aumentar a taxa de isolamento da população em casa. Atualmente o índice está na faixa de 40%, objetivo é chegar em 50%, o centro de contingenciamento, no entanto, diz que o ideal é entre 60 e 70%.

Leia mais:

Antecipação de feriados na capital

A capital de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (18) a antecipação de 5 feriados municipais. Os dias de Corpus Christi de 2021 e 2022, da Consciência Negra de 2021 e 2022 e do aniversário da cidade de 2022 serão antecipados como medidas parar combater a covid-19. A intenção é reduzir a circulação de pessoas nas próximas semanas, em que a previsão de que a alta nos casos deve se manter.

Todos os feriados foram antecipados para o final deste mês e o começo do próximo, nos dias: 26/03, 29/03, 30/03, 31/03 e 1°/04.

Imagem: Geralt (Pixabay)

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!