Todas as vacinas já em uso contra a Covid-19 foram testadas em adultos, mas apenas agora as crianças estão sendo expostas aos imunizantes para determinar se podem recebê-los. A Sinovac, que desenvolveu a CoronaVac, acaba divulgar que a substância é segura para indivíduos de 3 a 17 anos.

A fórmula, que está em uso emergencial no Brasil, tem sido fabricada por aqui pelo Instituto Butantan, em São Paulo, e distribuída para todo o país. Atualmente, mais de 70 milhões de doses de vacinas da farmacêutica foram aplicadas em todo o mundo.

As crianças têm menor probabilidade de desenvolver quadros graves de Covid-19, mas podem espalhar o novo coronavírus. Apesar de as campanhas de vacinação estarem concentradas em adultos, o fim da pandemia passa pela imunização dos pequenos. Por isso, os testes nos menores são necessários, já que seu sistema imunológico pode responder de forma diferente ao imunizante.

Testes são iniciais

Por enquanto, 550 voluntários participaram dos ensaios conduzidos pela Sinovac. Ainda em estágio inicial, os testes mostram que a fórmula é capaz de induzir uma resposta imune, de acordo com Gang Zeng, diretor-médico da farmacêutica. Entre eles, dois pacientes, de 3 e 6 anos de idade, tiveram febre alta. Os outros apresentaram apenas sintomas leves.

publicidade

Os dados são preliminares e foram enviados para a agência regulatória chinesa. Eng Eong Ooi, professor da Escola de Medicina da Duke – National University of Singapore, em Singapura, que está desenvolvendo mais uma candidata a vacina contra a Covid-19, comemora a novidade da Sinovac. “Mostrar que a substância é segura e capaz de estimular uma resposta imune útil contra o novo coronavírus é muito bem-vindo”, avalia. Ele alerta, entretanto, que os dados apresentados pela farmacêutica não são suficientes para se ter respostas conclusivas.

Paralelamente, a fórmula da Pfizer, desenvolvida em parceria com a BioNTech, pode ser usada a partir dos 16 anos e já está sendo testada em adolescentes a partir de 12 anos. O mesmo acontece com o imunizante da Moderna, que está em teste em indivíduos a partir de 12 anos e já recruta pacientes com menos de 12 anos para mais ensaios.

Outro laboratório que já iniciou os testes em crianças é a Sinopharm, propriedade do governo chinês, que criou duas vacinas contra a Covid-19. A companhia diz que enviou os dados clínicos à agência reguladora em janeiro, mas não está claro se eles se referem a suas duas fórmulas.

Via: AP