Vários aplicativos para Android apresentaram falhas durante a noite desta segunda-feira (22), principalmente em aparelhos Samsung. Segundo reclamações de usuários nas redes sociais, os apps exibiam a mensagem: “o aplicativo apresenta falhas continuamente” antes de fechar. 

Os mais afetados pelo erro, ao que tudo indica, são os donos de modelos mais recentes da Samsung, como o Galaxy S20 e S21, Note 20, A50 e A70. Mas também existem reclamações de usuários da Motorola e outros fabricantes. 

publicidade

Os travamentos não estão ligados a nenhuma caraterística específica dos apps, podendo afetar qualquer aplicação, incluindo às do Google, como o Gmail. Segundo o site americano Android Police, a principal suspeita é de uma falha na ferramenta Android System Webview. 

Leia também: 

publicidade

Esta ferramenta é responsável por renderizar aplicativos em páginas da web usando o Google Chrome, mas sem abrir uma nova página no navegador. O Android System Webview é usado de diferentes modos, incluindo logins seguros e visualização da documentação de suporte. 

Como corrigir as falhas?

Para corrigir a falha, recomenda-se desinstalar o Android System Webview. Para isso, toque em “Configurações” e posteriormente em “Aplicativos e notificações” ou “Aplicativos, a depender do seu aparelho. 

publicidade

Depois disso, vá até “Android System Webview” na lista e toque nele. Toque no canto superior do app e selecione a opção “Desinstalar atualizações” ou “Forçar parada”. Isso não vai desinstalar o aplicativo, apenas restaurá-lo para uma versão anterior, que veio junto com seu telefone.

É importante não desativar ou desinstalar a ferramenta, já que ela é primordial para o funcionamento de uma série de aplicações. Caso o erro persista, a recomendação é de reiniciar o telefone e verificar novamente.

publicidade

Atualização

Na manhã desta terça-feira (23) o Google lançou um pacote de atualizações para o Google Chrome e uma nova versão para do Android System Webview com as devidas correções das falhas que estavam provocando os travamentos.

Com informações do Android Police 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!