Fazer capturas de tela pode ser uma tarefa comum na vida dos usuários do Firefox. No entanto, o beta 88 do navegador do Mozilla alterou o recurso, o que pode gerar dúvidas sobre como tirar print de tela na versão de testes do browser. Aqui vai um spoiler: felizmente, a ação continua simples.

Até agora, o ato de tirar prints poderia ser feito em dois passos: bastava que o usuário acessasse o menu de três pontos, localizado no canto superior direito do navegador, e escolhesse a opção “Capturar tela”.

Captura de tela antiga do Firefox

O problema é que o browser removeu essa opção para que o usuário tenha mais autonomia das ferramentas e as deixe de modo mais personalizado.

Agora, existem três maneiras diferentes para executar a tarefa. Basta seguir o passo a passo abaixo e escolher o modo de sua preferência.

publicidade

Como tirar print de tela no Firefox 88

Antes de prosseguir com qualquer uma das três alternativas, é preciso verificar se uma configuração específica no navegador está desabilitada. Para isso, digite o termo “about:config” na URL do browser e aperte a tecla “Enter”. Quando o alerta aparecer na tela, basta clicar no botão azul “Accept the Risk and Continue”.

Entrar nas configurações do Firefox para iniciar o processo de como tirar print de tela

Pesquise o termo “Screenshots” no campo de busca.

Procura pelo recurso "Screenshots"

Verifique se o recurso “extensions.screenshots.disabled” está marcado como “false”. Se estiver como “true”, basta clicar no botão localizado na lateral direita da tela para alterar a configuração.

Configurando o Firefox 88

1. Clique simples com o botão direito

A maneira mais simples de tirar print de tela na nova versão do Firefox é clicar com o botão direito do mouse em qualquer canto da página que não esteja hiperlinkado e escolher a opção “Take Screenshot”.

Passo inicial de como tirar print de tela no Firefox88

Feito isso, a ferramenta de captura de tela do navegador vai te dar duas opções: “Save full page” para printar toda a página da web ou “Save visible” para capturar apenas a região exibida. Também é possível passar o mouse por todos os elementos (ícones, parágrafos, fotos, entre outros) do site para prints personalizados.

Capturando tela de página da web

Leia mais:

2. Pela ferramenta adicionada manualmente pelo usuário

A opção no menu de três linhas sumiu na versão 88 do Firefox, mas isso não impede que o usuário adicione o recurso manualmente na barra de tarefas. Para isso, clique com o botão direito na barra e acesse a opção “Customize toolbar”.

Adicionar a ferramenta de captura manualmente

Localize o ícone “Screenshot” e arraste-o até a barra de tarefas do navegador. Para salvar, clique em “Done”.

Arrastando o ícone para a barra de tarefas

Agora é só clicar no ícone toda vez que precisar tirar print de tela em uma página de web.

3. Captura de tela do Windows

Ainda é possível usar a ferramenta de captura de tela do Windows. Basta clicar e segurar as teclas “Windows” + “Shift” + “S” para abrir o recurso. Selecione o formato desejado e dê um “Ctrl” + “V” no Paint.

Apesar de ser o mais prático, a ferramenta não permite que a página da web seja capturada na íntegra.

Saiba também como tirar print no PC de outras maneiras, no passo a passo que preparamos!

Fonte: Techdows