O aplicativo de delivery iFood anunciou nesta quinta-feira (25) o Regenera, um plano audacioso de eliminar o plástico das entregas feitas por restaurantes, bem como zerar a emissão de carbono da empresa.
Segundo a foodtech, a ideia do programa é alcançar as metas até 2025 – ou seja, dentro de apenas quatro anos.
O investimento estimado que será injetado na iniciativa é de R$ 100 milhões.
![Entregador do iFood parado](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Entregador-do-iFood.jpg)
Para Fabricio Bloisi, CEO do iFood, a meta é apenas o começo de algo muito maior. “Acreditamos que as empresas precisam assumir uma posição pela sustentabilidade e no combate ao aquecimento global – não apenas zerar as emissões de carbono, mas regenerar o meio ambiente”, escreveu ele na sua página no LinkedIn.
O executivo também anunciou alguns passos que a empresa está tomando rumo à redução para emissão de carbono, incluindo a compra de créditos com o projeto MOSS para compensação.
No quesito plástico, desde o ano passado, a startup fez algumas ações mais pontuais, como dar ao cliente a opção do restaurante não enviar talheres e descartáveis nas entregas. Hoje, 90% dos consumidores usam o recurso.
Agora, a ideia é ampliar o escopo e investir em pesquisas para o desenvolvimento de um material sustentável que possa servir de substituto ao plástico.
O projeto também prevê “incentivo à cadeia de reciclagem, estímulos à mudança de hábito dos consumidores usuários do app, entre outras iniciativas futuras”, como afirma o Gustavo Vitti, vice-presidente de pessoas e sustentabilidade do iFood.
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iFood Regenera pretende ir passo a passo
Esse já não é o primeiro passo rumo à concretização da meta de sustentabilidade da empresa de delivery.
Desde outubro de 2020, a foodtech já havia selado uma parceria com a Tembici para disponibilizar bicicletas elétricas para entregadores, com um plano semanal de aluguel flexível.
Além de equipamentos, a iniciativa, que ganhou o nome iFood Pedal, visa oferecer também um curso online de conscientização promovido pelo instituto Aromeiazero.
Atualmente, o programa conta com cerca de 2 mil cadastrados que compartilham 1 mil e-bikes somando as operações de São Paulo e Rio de Janeiro. A ideia é expandir para outras cidades.
A empresa também fechou uma parceria com a marca nordestina de motos elétricas Voltz Motors com a mesma intenção que estabeleceu com as e-bikes: conscientizar motoristas e incentivá-los a utilizar veículos não poluentes.
A parceria com a Voltz traz linhas de crédito especiais para que entregadores possam comprar as motocicletas.
O iFood também adquiriu 30 motos elétricas para distribuir entre entregadores, pra que eles pudessem testar o funcionamento do veículo.
Via: TechCrunch