EnglishPortugueseSpanish

Conhecida como flor-monstro ou flor-cadáver, a maior flor do mundo impressiona pelo tamanho, mas não tanto pelo odor. Encontrada nas florestas da Indonésia, a iguaria tem cheiro de carne podre e pode chegar a ser maior que um tronco de um adulto e pesar 11 quilos.

Maior flor do mundo é encontrada na Ásia e cheira a carne podre. Imagem: Shutterstock
Maior flor do mundo é encontrada na Ásia e cheira a carne podre. Imagem: Shutterstock

Grande e alaranjada, a espécie Rafflesia Arnoldii ganhou destaque no Guinness World Records e virou atração turística. A planta possui cinco pétalas grossas que cercam um centro, formando um tipo de “bacia”. Rara, ela não contém folhas, caules ou raízes e é uma planta parasita, que depende de outro tipo de planta para sobreviver.

publicidade

Ela recebe centenas de visitas de viajantes que se arriscam nas trilhas da região. Por causa do cheiro forte, é impossível sentir seu odor de perto sem se incomodar. Por isso instrutores podem não indicar a proximidade com a flor-monstro, mas sempre tem os que se arriscam mesmo que rapidamente para conseguir fazer aquela selfie para as redes sociais.

Para conhecer a flor, muitas agências realizam o passeio, que é recordista na Indonésia. Elas fazem um tour na selvagem região ao redor da vila de Batu Katak, na ilha de Sumatra. Lá, os viajantes fazem um percurso junto ao rio Berkail e entram no Parque Nacional Gunung Leuser. Na ilha de Bornéu, mais ao sudeste ásiatico, também é possível encontrar a planta, que fica enraizada no chão.

Maior flor do mundo é encontrada na Ásia e cheira a carne podre. Imagem: Shutterstock
Maior flor do mundo é encontrada na Ásia e cheira a carne podre. Imagem: Shutterstock

Os guias conduzem a trilha no meio da mata como um caça ao tesouro, isso porque mesmo se tratando de uma planta totalmente diferente e gigantesca, nem sempre é possível avistá-la de longe.

“Enquanto todos caminham pela bela natureza da região, os guias procuram as maiores flores do mundo. Mas às vezes é difícil vê-las, pois sua floração costuma durar apenas quatro ou cinco dias”, explicou a porta-voz da empresa Sumatra EcoTravel, que oferece o passeio aos turistas.

Além de conhecer a maior flor do mundo, o tour pela região da Indonésia ainda pode te garantir a chance de chegar pertinho – não tão perto assim – de um dos mais famosos animais da fauna: os orangotangos.

Os animais podem ser avistados com seus filhotes nos colo pendurados pelas árvores da floresta.

Leia mais!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!